Mundo

Na China, Dilma procura aumentar parceria comercial entre os países

Presidente quer que os dois países sejam parceiros em investimentos e inovação

Dilma participou de uma palestra com 300 empresas brasileiras e chinesas estudando possíveis parcerias (Prefeitura de SP/Divulgação)

Dilma participou de uma palestra com 300 empresas brasileiras e chinesas estudando possíveis parcerias (Prefeitura de SP/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2011 às 06h37.

Pequim - A presidente do Brasil, Dilma Rousseff, expressou nesta terça-feira em Pequim que deseja aumentar a parceria comercial com a China em matéria de investimentos e inovação.

Ao encerramento de um seminário de negócios nesta terça no qual quase 300 empresas brasileiras e chinesas examinaram durante dois dias as oportunidades que têm como parceiras, Dilma manifestou que o Brasil deseja abrir um novo capítulo em seus crescentes vínculos comerciais com a China e "dar um salto de qualidade".

"É bom que até agora o comércio seja petróleo, soja e minerais, mas não basta. O Brasil deseja somar valor agregado a suas exportações. Desejamos uma relação mais dinâmica, sofisticada e equilibrada", reiterou.

Dilma destacou a experiência em programas de inserção social e redução da pobreza no Brasil, uma "justiça social que a China também busca em seu Plano Quinquenal".

Participaram do evento dirigentes políticos chineses como o vice-primeiro-ministro, Wang Qisham, e titulares de vários ministérios, entre eles do de Comércio, Chen Deming, e empresariais, como os presidentes dos gigantes energéticos Sinopec, Fu Chengyu, State Grid, Liu Zhenya, e do Banco de Desenvolvimento da China, Chen Yuan.

Após o evento, Dilma se transferiu para o Grande Palácio do Povo, na Praça da Paz Celestial, para se reunir com seu colega, Hu Jintao, que a recebeu com a tradicional cerimônia de boas-vindas reservada aos chefes de Estado e a quem depois ofereceu um banquete.

Acompanhe tudo sobre:ChinaDilma RousseffEmpresasGoverno DilmaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso