Mundo

Na Ásia, governos emitem alertas contra o zika virus

No Japão, o Ministério de Relações Exteriores pediu para que mulheres evitem viajar durante a gravidez para o Brasil e outros países afetados


	Medo do zika: no Japão, governo pediu para que mulheres evitem viajar durante a gravidez para o Brasil e outros países afetados
 (Getty Images)

Medo do zika: no Japão, governo pediu para que mulheres evitem viajar durante a gravidez para o Brasil e outros países afetados (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 30 de janeiro de 2016 às 08h16.

Tóquio - Os governos da Ásia emitiram alertas em uma tentativa de conter o avanço do zika vírus, que rapidamente se espalha pela América Latina. Japão, Coreia do Sul, Malásia, Camboja, Austrália, Índia, Hong Kong e Vietnã estão entre as regiões que emitiram avisos para a população, principalmente mulheres grávidas.

No Japão, o Ministério de Relações Exteriores pediu para que mulheres evitem viajar durante a gravidez para o Brasil e outros países afetados. O governo também sugeriu para todos os viajantes o uso de roupas de mangas compridas e calças, repelentes e que evitem deixar baldes ou outros recipientes que possam acumular água, além de relatar às instituições médicas sobre o aparecimento de sintomas. As autoridades de saúde também pediram testes de pacientes suspeitos que voltarem de áreas afetadas.

Na Coreia do Sul, além do aviso para que mulheres grávidas evitem a região da América Central e do Sul, o governo irá multar médicos que não avisarem imediatamente as autoridades sobre pacientes infectados ou com sintomas. O Ministério de Saúde e Bem-Estar também incluiu o zika vírus entre as doenças infecciosas com ameaça para a saúde.

Austrália, Malásia, Camboja, Hong Kong e Índia alertam a população a informar as autoridades sobre sintomas e pedem para que mulheres grávidas adiem viagens. Eliminar recipientes que acumulam água também está entre as orientações. Em Hong Kong, o mosquito Aedes não é encontrado, mas o secretário Ko Wing-man alertou que outros mosquitos presentes na região podem transmitir o vírus.

No Vietnã, a orientação do governo para pessoas que chegam das regiões infectadas pelo zika vírus é a de monitorar os sintomas durante 14 dias. Caso haja febre, as autoridades médicas devem ser informadas. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaÁsiaDados de BrasilDoençasZika

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado