Mundo

Município japonês começa a reconhecer união homossexual

Hiroko Masuhara, de 37 anos, e Koyuki Higashi, de 30, foram o primeiro casal a obter o documento, com o qual posaram para emissoras de televisão


	Primeiro casal homossexual a obter união civil em Tóquio: o certificado é assinado por Ken Hasebe, o político que impulsionou, de forma pioneira no Japão, o reconhecimento desses casais
 (Yuya Shino / Reuters)

Primeiro casal homossexual a obter união civil em Tóquio: o certificado é assinado por Ken Hasebe, o político que impulsionou, de forma pioneira no Japão, o reconhecimento desses casais (Yuya Shino / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 5 de novembro de 2015 às 08h28.

O município de Shibuya, do distrito de Tóquio, começou hoje (5) a despachar os primeiros certificados do Japão que reconhecem a união civil de casais do mesmo sexo, um importante precedente no país, que não prevê o casamento homossexual.

Hiroko Masuhara, de 37 anos, e Koyuki Higashi, de 30, foram o primeiro casal a obter o documento, com o qual posaram para emissoras de televisão.

As mulheres pediram o certificado em 28 de outubro deste ano, dia em que o município começou a aceitar as solicitações de certificados.

"Espero que isso sirva para dar maior visibilidade aos casais do mesmo sexo”, afirmou Masuhara, segundo informações divulgadas pela agência de nóticias Kyodo. Para Higashi, trata-se "de um grande passo".

O certificado é assinado por Ken Hasebe, o político que impulsionou, de forma pioneira no Japão, o reconhecimento desses casais. Ele foi eleito presidente do município nas eleições de abril deste ano, informou a agência.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaJapãoLGBTPaíses ricosUnião estável

Mais de Mundo

SAIC e Volkswagen renovam parceria com plano de eletrificação

Novas regras da China facilitam exportações no comércio eletrônico

Magnata vietnamita terá que pagar US$ 11 bi se quiser fugir de pena de morte

França afirma que respeitará imunidade de Netanyahu se Corte de Haia exigir prisão