Mundo

Mulheres poderão se tornar bispos na Igreja da Inglaterra

Após uma votação histórica em julho dos três colégios delegados reunidos em York, os membros do sínodo ratificaram a decisão em Londres

Membros da Igreja da Inglaterra comemoram decisão de que as mulheres poderão ser ordenadas bispos, durante o sínodo em 17 de novembro de 2014, em Londres (Leon Neal/AFP)

Membros da Igreja da Inglaterra comemoram decisão de que as mulheres poderão ser ordenadas bispos, durante o sínodo em 17 de novembro de 2014, em Londres (Leon Neal/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 17 de novembro de 2014 às 15h35.

Londres - As mulheres enfim poderão ser ordenadas bispos na Igreja da Inglaterra, depois que seu sínodo geral ratificar esta decisão histórica nesta segunda-feira, abrindo caminho para a primeira ordenação no próximo ano.

Após uma votação histórica em julho dos três colégios delegados reunidos em York (norte da Inglaterra) e da aprovação formal pelo Parlamento britânico, os membros do sínodo ratificaram em Londres esta decisão.

"Hoje nós podemos começar a abraçar uma nova forma de existência da igreja e seguir juntos", declarou o arcebispo de Canterbury, Justin Welby, que assinou com o arcebispo de York, John Sentamu, essa mudança na legislação - que ocorre 20 anos depois da ordenação da primeira mulher como sacerdote.

A primeira mulher bispo poderá exercer suas funções já no ano que vem, quando nove assentos estarão vagos aguardando nomeação. No entanto, a adoção desta alteração pelo sínodo inglês não obrigará as demais igrejas anglicanas a ordenar mulheres bispos.

Acompanhe tudo sobre:EuropaInglaterraLondresMetrópoles globaisMulheresPaíses ricosReino UnidoReligião

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia