Mundo

Mulheres integram Conselho Consultivo da Arábia Saudita

Pela primeira vez na história 30 mulheres integrão o Conselho Consultivo, instância que não tem poder de legislar e se limita a aconselhar o governo


	O rei Abdullah da Arábia Saudita (E) fala com um membro do Conselho Consultivo, 25 de setembro, 2011
 (AFP/ Ahmed Abdelrahman)

O rei Abdullah da Arábia Saudita (E) fala com um membro do Conselho Consultivo, 25 de setembro, 2011 (AFP/ Ahmed Abdelrahman)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de fevereiro de 2013 às 19h40.

Riyad - Os membros do Conselho Consultivo da Arábia Saudita, do qual farão parte pela primeira vez na história 30 mulheres, prestaram juramento nesta terça-feira ante o rei Abdullah durante uma cerimônia organizada em seu palácio, em Riyad.

O soberano afirmou estar contente de se reunir com os membros do Conselho durante a abertura desta primeira reunião "na qual participam mulheres", uma presença sem precedentes na história do reino ultraconservador onde a mistura de homens e mulheres é proibida.

As 30 mulheres, muitas das quais com o tradicional niqab, ocuparam seus lugares no mesmo salão que seus 130 companheiros para prestar juramento coletivo ante o rei.

No dia 11 de janeiro, o rei Abdullah nomeou as 30 mulheres sauditas para integrar o Conselho Consultivo, uma instância que não tem poder de legislar e se limita a aconselhar o governo sobre políticas gerais do país.

Acompanhe tudo sobre:Arábia SauditaMulheresPolítica

Mais de Mundo

Israel ameaça não ter cessar-fogo se Hamas não liberar lista de reféns a serem libertados

Justiça prorroga prisão de presidente da Coreia do Sul temendo destruição de provas

Quais as chances de Trump anexar Canadá e Groenlândia após tomar posse?

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA