Mundo

Mulher de Mujica é derrotada em eleição municipal no Uruguai

Em Montevidéu, onde a metade dos 3,3 milhões de uruguaios vivem, a coalizão de esquerda FA venceu novamente na cidade com mais da metade dos votos

Em Montevidéu, onde a metade dos 3,3 milhões de uruguaios vivem, a coalizão de esquerda FA venceu novamente na cidade com mais da metade dos votos (Pablo Porciuncula/AFP)

Em Montevidéu, onde a metade dos 3,3 milhões de uruguaios vivem, a coalizão de esquerda FA venceu novamente na cidade com mais da metade dos votos (Pablo Porciuncula/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2015 às 10h31.

Montevidéu - O candidato da governante Frente Ampla (FA) Daniel Martínez angariou quase o dobro de votos de sua rival e companheira de partido, a senadora Lucía Topolansky, assumindo o cargo de prefeito da capital do Uruguai neste domingo, segundo resultados parciais do tribunal eleitoral.

Em Montevidéu, onde a metade dos 3,3 milhões de uruguaios vivem, a coalizão de esquerda FA venceu novamente na cidade com mais da metade dos votos, divididos entre seus três candidatos.

Topolansky não conseguiu capitalizar a popularidade e o carisma de seu marido, o ex-presidente José Mujica, que foi parte ativa de sua campanha eleitoral. Pouco antes da divulgação dos primeiros resultados, Topolansky reconheceu a derrota.

"Estou feliz porque a Frente Ampla venceu", declarou antes de se reunir com Martínez na sede do partido.

O Partido da Concertación, uma coalizão de forças opositoras para as municipais, teria alcançado cerca de 40% dos votos entre seus três candidatos, liderados pelo empresário Edgardo Novick, um quase desconhecido na cena política que foi a revelação desta campanha, segundo alguns especialistas.

Após a divulgação das primeiras projeções, Novick mostrou-se satisfeito com o capital político reunido. "Vamos exercer a oposição seriamente (...) A Concertación chegou para ficar", declarou após reconhecer a derrota.

As duas coalizões apresentaram três candidatos para estas eleições. A lei eleitoral uruguaia permite que um partido tenha vários candidatos.

De acordo com dados oficiais parciais, a FA também venceu em Canelones com mais de 50% dos votos para seu candidato Yamandú Orsi e em outros quatro departamentos, enquanto o Partido Nacional ganhou em 12 e o Colorado em um.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaEleiçõesPolíticaUruguai

Mais de Mundo

Terremoto de magnitude 6.0 atinge Taiwan; veja vídeo

Trump 2.0: as prioridades da nova gestão do republicano como presidente dos EUA

"Era de ouro dos EUA começa agora", diz Trump na posse de seu segundo mandato como presidente

Governo mexicano rechaça decisão de Trump de recriar programa “Fique no México”