Mundo

Mujica quer cidadão do Mercosul com residência no Uruguai

O presidente uruguaio enviou ao parlamento um projeto de lei que dá residência permanente "automática" no Uruguai a todos os cidadãos dos países do Mercosul


	O presidente do Uruguai, José Mujica: uma das justificativas para o projeto de lei é a “vocação integracionista” do país
 (Getty Images)

O presidente do Uruguai, José Mujica: uma das justificativas para o projeto de lei é a “vocação integracionista” do país (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h36.

Enquanto você lê este artigo, está em avaliação no Uruguai um projeto de lei que, se aprovado, dará a "nosotros" o direito de morar permanentemente no Uruguai, a Pasárgada dos hippies latinos.

O presidente uruguaio, José Pepe Mujica, enviou ao parlamento um projeto de lei que dá residência permanente "automática" no Uruguai a todos os cidadãos dos países do Mercosul. Argentina, Brasil, Paraguai, Venezuela, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador e Peru podem cruzar os dedos.

Deputados e senadores ainda precisam votar para a aprovação da medida, que modifica a lei de Migração número 18.250. Outros estrangeiros deverão seguir trâmites mais rigorosos com mais exigências, segundo o jornal uruguaio El País.

Uma das justificativas para o projeto de lei é a “vocação integracionista” do país. “(O projeto) é parte de uma política de imigração com base em uma perspectiva de direitos e em linha com os compromissos nacionais assumidos”, em referência ao acordo do Mercosul em 2002.

O projeto de lei enviado ao Parlamento também facilita a residência permanente no país a cônjuges, pais, irmãos e netos de uruguaios.

Em 2013, houve um salto considerável de busca de residência permanente no Uruguai. Somente no ano passado, o Uruguai deu residência permanente a 1.645 cidadãos argentinos, sendo que em 2012 foram 461. O número total de residências permanentes em 2013 foi 5.885, contra 2.426. Em tempo: o Uruguai só legalizou a produção e o comércio da maconha em dezembro do ano passado.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDiplomaciaJosé MujicaMercosulUruguai

Mais de Mundo

Votação antecipada para eleições presidenciais nos EUA começa em três estados do país

ONU repreende 'objetos inofensivos' sendo usados como explosivos após ataque no Líbano

EUA diz que guerra entre Israel e Hezbollah ainda pode ser evitada

Kamala Harris diz que tem arma de fogo e que quem invadir sua casa será baleado