Mundo

Mujica diz que nunca fumou maconha

Presidente uruguaio está envolvido em um controverso processo para legalizar a compra, a venda e o cultivo da planta


	O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica: uruguaio disse que "jamais" em sua vida provou a droga e que não tem "ideia" do que seja
 (GettyImages)

O presidente do Uruguai, José Pepe Mujica: uruguaio disse que "jamais" em sua vida provou a droga e que não tem "ideia" do que seja (GettyImages)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h42.

Montevidéu - O presidente do Uruguai, José Mujica, um ex-guerrilheiro de 78 anos cujo governo está envolvido em um controverso processo para legalizar a compra, a venda e o cultivo da maconha, declarou nesta segunda-feira que "jamais" em sua vida provou a droga e que não tem "ideia" do que seja.

Em declarações à emissora "Radio Carve", Mujica, que passou 13 anos preso em duras condições antes e durante a ditadura uruguaia (1973-1985) e que é reconhecido internacionalmente por sua austeridade e seu modesto modo de vida, disse saber que "muitos jovens" já fumaram maconha em seu país.

Mujica surpreendeu o mundo em meados do ano passado quando anunciou que, como medida para combater o narcotráfico e a violência, pretendia impulsionar uma medida para legalizar e regularizar o mercado da maconha, fazendo do Estado o responsável por sua produção e distribuição.

A ideia, segundo expressou em diversas ocasiões, é "roubar" o mercado dos traficantes, cujas atividades "são piores que a droga".

Após um ano de debate durante o qual o presidente pediu que a população se informasse sobre as drogas e sobre os fins de seu plano, o Parlamento uruguaio votará na próxima semana um projeto de legalização que, se for aprovado, habilitará o cultivo doméstico de plantas de maconha e criará um organismo público que outorgará licenças para a venda e a produção da droga.

O desconhecimento de Mujica sobre a maconha contrasta com seu hobby, já que o líder, que doa quase 90% de seu salário presidencial a fins benéficos, se dedica a cultivar flores em sua humilde casa para vendê-las nos mercados de Montevidéu.

De acordo com números da Junta Nacional de Drogas, 20% dos uruguaios de idades entre 15 e 65 anos consumiu maconha alguma vez em sua vida e 8,3% a consumiu no último ano. EFE

Acompanhe tudo sobre:América LatinaDrogasMaconhaUruguaiJosé Mujica

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA