Mundo

Mujica destitui ministra em meio a crise interna

Problemas na base aliada começaram com críticas do Partido Comunista

José Mujica: "economia tende a solucionar muitos problemas sociais" (Andrea Mazza/Wikimedia Commons)

José Mujica: "economia tende a solucionar muitos problemas sociais" (Andrea Mazza/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h08.

Montevidéu - O presidente do Uruguai, José Mujica, destituiu nesta segunda-feira a ministra do Desenvolvimento Social, Ana Vignoli, no meio de uma grave crise interna da coalizão governamental, o esquerdista Frente Ampla (FA), pelas críticas do Partido Comunista (PC) à condução econômica do Governo.

Mujica anunciou a saída de Vignoli, integrante do PC, em entrevista coletiva na qual informou também que o responsável de Saúde Pública, o economista socialista Daniel Olesker, ocupará o cargo que ostenta atualmente seu vice-ministro, Jorge Venegas.

A saída da funcionária ocorre apenas alguns dias após uma forte polêmica no país pela reação de seu Ministério à onda de frio, que causou a morte de cinco indigentes na capital e um homem que vivia em condições precárias no interior.

Mujica explicou nesta segunda-feira que espera dos trabalhadores públicos "que ponham a alma" em seu trabalho.

No entanto, depois esclareceu que sua decisão foi tomada "há muitos dias" e tem a ver com o perfil de economista de Olesker, o mesmo que o levou a dotar de maior pragmatismo o ministério de Saúde Pública e que espera ter também resultados positivos em Desenvolvimento Social.

"Se a economia não responde, não há recursos para as políticas sociais. Por sua vez, a economia tende a solucionar muitos problemas sociais", argumentou.

O governante esteve acompanhado na entrevista coletiva por seu vice-presidente, o social-democrata Danilo Astori, que considera o artífice da bem-sucedida política econômica do país desde que a esquerda chegou ao poder em 2005 pelas mãos do socialista Tabaré Vázquez, de quem foi ministro da Economia.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaCrise políticaDemissõesDesempregogestao-de-negociosJosé MujicaUruguai

Mais de Mundo

Argentina aposta em 11 mercados de Américas e Europa para atrair turistas estrangeiros

Mudanças de Milei no câmbio geram onda de calotes de empresas na Argentina

Governo Trump diz que situação dos direitos humanos no Brasil 'se deteriorou'

Xi Jinping e Lula discutem cooperação econômica em telefonema oficial