José Mujica: "Acho que ele tinha brigado com a sua bonita esposa, estava de cabeça quente e foi isso o que aconteceu" (Juan Mabromata/AFP)
Da Redação
Publicado em 6 de maio de 2014 às 09h05.
Lanús - O presidente do Uruguai, José Mujica, minimizou nesta sexta-feira a crítica que o presidente da França fez ao país sul-americano, ao atribuir o comentário de Nicolas Sarkozy a uma briga do chefe de estado europeu com sua esposa, Carla Bruni.
"Acho que ele tinha brigado com a sua bonita esposa, estava de cabeça quente e foi isso o que aconteceu", comentou Mujica em Buenos Aires, onde esteve para receber um título de Doutor Honoris Causa numa universidade local.
O presidente do Uruguai disse ainda que as relações com a França são as melhores possíveis. Durante a recente cúpula do G20, em Cannes, Sarkozy acusou o Uruguai de ser um "paraíso fiscal", o que provocou uma dura reação de Montevidéu, que convocou o embaixador do país para consultas.
O próprio Mujica afirmou dias depois que o comentário do presidente francês era uma "barbaridade" e que ambos os países mantêm um tratado de cooperação para a troca de informação tributária.