Mundo

Mujica assume presidência do Mercosul

Mujica elogiou o interesse da Bolívia em se integrar ao Mercosul como membro pleno, pois considerou que "está fazendo falta a presença dos povos indígenas"

O presidente uruguaio José Mujica e a presidente Dilma Rousseff: o Paraguai lembrou que lhe caberia agora assumir a presidência temporária do Mercosul (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

O presidente uruguaio José Mujica e a presidente Dilma Rousseff: o Paraguai lembrou que lhe caberia agora assumir a presidência temporária do Mercosul (Roberto Stuckert Filho/Presidência da República)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de maio de 2014 às 08h58.

Brasília - chefe do Governo, José Mujica, recebeu hoje a presidência rotativa do Mercosul das mãos da presidente Dilma Rousseff, e afirmou que durante os seis meses em que a exercerá "fará o que for possível".

Com a transmissão da Presidência semestral terminou, além disso, a 45ª Cúpula do Mercosul, sobre a qual a organização brasileira só transmitiu no centro de imprensa as imagens e áudio da abertura e dos minutos finais do encerramento.

Em suas palavras, Mujica elogiou o interesse da Bolívia em se integrar ao Mercosul como membro pleno, pois considerou que "está fazendo falta a presença dos povos indígenas".

Além de Dilma e Mujica, participou da cúpula a presidente argentina, Cristina Kirchner, e a representação da Venezuela foi assumida pelo ministro do Petróleo e presidente da PDVSA, Rafael Ramírez, devido à ausência do chefe de Estado, Hugo Chávez.

Também estiveram presentes os presidentes da Bolívia, Evo Morales, e do Equador, Rafael Correa, que estão interessados em discutir a possível incorporação de seus países ao Mercosul na qualidade de membros plenos.

O Paraguai, membro pleno do Mercosul, não participou da cúpula porque está suspenso desde o final de junho devido ao impeachment do ex-presidente Fernando Lugo.

Em comunicado de seu Ministério das Relações Exteriores, o Paraguai lembrou que lhe caberia agora assumir a presidência temporária do Mercosul e advertiu que tanto a entrada da Venezuela como a de outros novos membros como Bolívia e Equador será nula. 

Acompanhe tudo sobre:ComércioAmérica LatinaComércio exteriorUruguaiMercosulJosé Mujica

Mais de Mundo

Tribunal dos EUA determina que maioria das tarifas implementadas por Trump são ilegais

Operação revista escritórios por supostos casos de suborno com irmã de Milei

Autoridades palestinas pedem aos EUA que 'reconsiderem' decisão de revogar vistos

Guyana ofrece pagos a todos los ciudadanos para 'dividir la riqueza' del petróleo