Mundo

'Muito provável' que helicópteros da Otan tenham matado soldados do Paquistão

Cabul, Afeganistão - É "muito provável" que helicópteros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão tenham causado a morte de 26 militares paquistaneses neste sábado na fronteira afegã, indicou à AFP um porta-voz da força, o general alemão Carsten Jacobson. Segundo o general, em uma operação conjunta entre o exército […]

Vinte e seis soldados paquistaneses foram mortos neste sábado (AFP)

Vinte e seis soldados paquistaneses foram mortos neste sábado (AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 26 de novembro de 2011 às 14h31.

Cabul, Afeganistão - É "muito provável" que helicópteros da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão tenham causado a morte de 26 militares paquistaneses neste sábado na fronteira afegã, indicou à AFP um porta-voz da força, o general alemão Carsten Jacobson.

Segundo o general, em uma operação conjunta entre o exército afegão e a Isaf na província oriental de Kunar, fronteiriça com as zonas tribais paquistanesas, as "forças terrestres" solicitaram apoio aéreo.

"É muito provável que este apoio aéreo, solicitado pelas tropas terrestres, tenha causado as baixas", disse o general à AFP.

As tropas regulares afegãs e a Isaf "operavam muito perto da linha Durand e, como se sabe, a linha Durand não está claramente delimitada em todas as partes" desta região, explicou sobre o limite fronteiriço difuso entre Afeganistão e Paquistão.

O ataque da Otan ocorreu durante a madrugada nesta zona tribal, um tradicional bastião de talibãs e da rede Al-Qaeda, que realizam constantes ataques contra tropas da Otan em território afegão.

O comandante da Isaf, o general americano John Allen, havia indicado mais cedo que abriu uma investigação "profunda" sobre um "incidente" na fronteira após Islamabad ter acusado helicópteros da Otan de terem matado 26 soldados.

Se isso for confirmado, este será o pior erro dos ocidentais no Paquistão nos últimos dez anos e pode provocar uma nova crise entre Islamabad e Estados Unidos.

Em represália, o governo do Paquistão, que considerou este ataque "inaceitável", ordenou imediatamente o bloqueio de todos os comboios de abastecimento das tropas da Otan no Afeganistão que transitam por território paquistanês.

Acompanhe tudo sobre:Países ricosÁsiaEstados Unidos (EUA)PaquistãoAfeganistão

Mais de Mundo

Rússia lança 505 ataques em Zaporizhzhya um dia após cúpula Trump-Putin

Recepção calorosa de Trump a Putin preocupa ucranianos em meio à pouca esperança de paz

Eleições na Bolívia: 7,5 milhões de eleitores decidem se hegemonia de esquerda continua

Zelensky diz que recusa russa a um cessar-fogo "complica a situação"