Mundo

Muhammad VI nomeia novo governo marroquino

Principais ministérios ficaram ao cargo dos partidos pela primeira vez no país

Ativista do PJD distribui panfletos durante a campanha: partido venceu a eleição e ganhou ministérios no governo  (Abdelhak Senna/AFP)

Ativista do PJD distribui panfletos durante a campanha: partido venceu a eleição e ganhou ministérios no governo (Abdelhak Senna/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 3 de janeiro de 2012 às 19h09.

Rabat, Marrocos - O rei Muhammad VI do Marrocos nomeou nesta terça-feira o novo Governo presidido pelo islamita Abdelilah Benkirane, no qual os principais ministérios chamados 'de soberania' recaem pela primeira vez para os partidos políticos.

Conforme a agência oficial 'MAP', as pastas das Relações Exteriores, Justiça e do Interior - até agora nomeadas pelo monarca - passam para as mãos do islamita Partido Justiça e Desenvolvimento (PJD) e do Movimento Popular (MP).

À frente do Ministério das Relações Exteriores ficará Saad Eddine Othmani e a de Justiça por Mustafa Ramid, que pertencem ao islamita PJD, vencedor nas eleições de 25 de novembro, enquanto a do Interior será presidido por Mohand Laenser, do MP.

O novo Governo é composto por 30 ministros, dos quais cinco são independentes, 11 pertencem ao PJD, seis ao partido nacionalista Istiqlal (PI), quatro ao MP e outros quatro ao ex-comunista Partido do Progresso e o Socialismo (PPS).

Além disso, o responsável de Assuntos Islâmicos seguirá sendo Ahmed Toufiq (independente), a Secretaria-geral do Governo segue nas mãos de Driss Dahak (independente), enquanto Abdul Latif é o vice-ministro da Direção Geral de Defesa.

O Ministério da Economia e Finanças ficará com Nizar Baraka do PI, enquanto o de Agricultura e Pesca com Aziz Ajanuch, quem deixou seu partido para continuar ocupando pasta.

O novo Governo terá somente uma mulher, Basima Hakaui, do PJD, nomeada ministra da Solidariedade da Mulher e da Família.

Nas eleições antecipadas de 25 de novembro, o PJD alcançou 107 cadeiras das 395, o PI 60, o MP 32 e PPS 18. 

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaEleiçõesMarrocosPolítica

Mais de Mundo

O que é o Projeto Manhattan, citado por Trump ao anunciar Musk

Donald Trump anuncia Elon Musk para chefiar novo Departamento de Eficiência

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA