Mundo

Mudanças legais geram protestos separatistas em Barcelona

Milhares de separatistas catalães se reuniram em Barcelona neste domingo (13) para protestar por mudanças contra políticos pró-independência

Barcelona: Movimento separatista cresce nas regiões mais ricas (Albert Gea/Thinkstock)

Barcelona: Movimento separatista cresce nas regiões mais ricas (Albert Gea/Thinkstock)

EC

Estadão Conteúdo

Publicado em 13 de novembro de 2016 às 12h48.

Barcelona - Milhares de separatistas catalães se reuniram em Barcelona neste domingo (13) para protestar contra uma série de mudanças legais feitas pelo governo da Espanha contra políticos pró-independência da região.

Diversos legisladores da Catalunha enfrentam processos judiciais impostos pelo governo espanhol por terem promovido um referendo sobre a independência em 2014 em desobediência a uma ordem judicial. Os processos envolvem ainda leis regionais desenhadas para preparar o caminho para a independência.

Entre os políticos envolvidos nos processos estão o ex-presidente regional, Artur Mas, e o atual porta-voz do parlamento local, Carme Forcadell. Ambos estiveram presentes nos protestos desse domingo.

Jordi Cuixart, presidente do grupo Omnium, que defende o separatismo, disse que tinha uma mensagem ao estado espanhol. "Se você atacar seus representantes democraticamente eleitos, vão atacar suas instituições", disse.

O movimento separatista tem crescido em anos recentes nas regiões mais ricas que falam catalão além de espanhol. Separatistas reclamam que a Catalunha paga mais impostos do que deveria ao governo central. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:Barcelona (Espanha)CatalunhaProtestos no mundo

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia