Mundo

Mudança climática é prioridade na agenda do Conselho da ONU

"Esperamos oferecer contribuição para promover melhor compreensão dos novos riscos para a paz e a segurança", disse autoridade

Sede da ONU em Nova York: instituição foca mudanças climáticas em janeiro (Carlo Allegri/Reuters)

Sede da ONU em Nova York: instituição foca mudanças climáticas em janeiro (Carlo Allegri/Reuters)

AB

Agência Brasil

Publicado em 4 de janeiro de 2019 às 09h34.

A República Dominicana, que detém a presidência do Conselho de Segurança das Nações Unidas (ONU) no mês de janeiro, colocou a mudança climática no topo da agenda, com um debate ministerial.

O debate aberto, que também envolve os integrantes não permanentes do Conselho de Segurança, está marcado para o dia 25 de janeiro. Ele será comandado pelo presidente do país caribenho, Danilo Medina.

"Esperamos, dentro do Conselho de Segurança, oferecer contribuição para promover melhor compreensão dos novos riscos para a paz e a segurança - esses diferem dos riscos tradicionais que enfrentamos, são mais complexos e mais globais por natureza. Essa questão [da mudança climática] é de particular relevância para o nosso país, o Caribe e a América Central em geral. É também o caso de muitas ilhas do Pacífico ", disse José Singer, enviado especial da República Dominicana às Nações Unidas.

Ele lembrou que a existência de muitas ilhas no Pacífico está ameaçada pela mudança climática. "Nós vamos ter esse debate sobre a mudança climática porque é tão crucial para nós na região".

A República Dominicana, juntamente com a Bélgica, Alemanha, Indonésia e África do Sul, iniciou seu mandato de dois anos como membro não permanente do Conselho de Segurança em 1º de janeiro deste ano. Eles substituíram a Bolívia, Etiópia, o Cazaquistão, a Holanda e Suécia.*Com informações da Xinhua, agência de notícias da China

Acompanhe tudo sobre:América CentralMudanças climáticasONURepública Dominicana

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia