Mundo

MST já ocupou 14 prefeituras no estado da Bahia

Segundo o movimento, a ação faz parte da Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária

Hoje, cerca de 500 integrantes do MST ocuparam prefeitura de Juazeiro e 200, a de Carinhanha (Veja)

Hoje, cerca de 500 integrantes do MST ocuparam prefeitura de Juazeiro e 200, a de Carinhanha (Veja)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2012 às 17h28.

Brasília - Catorze prefeituras já foram ocupadas pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST) nesta semana no estado da Bahia. Segundo o movimento, a ação faz parte da Jornada Estadual em Defesa da Educação dentro dos Assentamentos de Reforma Agrária.

Hoje, cerca de 500 integrantes do MST ocuparam prefeitura de Juazeiro e 200, a de Carinhanha. Na terça-feira (10), começo da jornada, foram ocupadas oito sedes da administração municipal, em Camamu, Igrapiúna, Prado, Itabela, Queimadas, Santa Brígida, Rodelas, Curaçá. No dia seguinte a ação foi em Itajuípe e, ontem, em Santo Amaro, Mucuri e Arataca.

Segundo o MST, o objetivo da jornada é lutar pela garantia da qualidade da educação dentro dos assentamentos - com contratação de professores e melhorias de infraestrutura – e contra o fechamento de escolas no campo. Além disso, eles pretendem discutir com as prefeituras pleitos relacionados à saúde e melhoria de estradas.

A maioria das prefeituras já foi desocupada, depois de reuniões entre as lideranças do MST e prefeitos e secretários dos municípios. O movimento informou, no entanto, que suas equipes de negociação não foram recebidas pelos prefeitos e secretários de Educação de Prado e Santo Amaro, onde as sedes continuam ocupadas.

A Secretaria de Segurança Pública do estado da Bahia disse que acompanha a jornada e que a orientação é atuar somente em caso de incidente grave ou se acionado pela Justiça determinando reintegração de posse nas prefeituras, o que ainda não aconteceu.

Acompanhe tudo sobre:AgronegócioBahiaPolítica no BrasilProtestosTrigo

Mais de Mundo

Trump aumenta tarifa do Canadá para 35% e divulga lista de taxas para dezenas de países

Casa Branca argumenta que reconhecer Estado palestino seria uma 'recompensa' ao Hamas

Trump dá prazo de 60 dias para que 17 farmacêuticas reduzam preços de novos medicamentos

Trump definirá novas tarifas até a meia-noite, diz Casa Branca