Mundo

MSF pede investigação independente de ataque a hospital

O grupo humanitário pediu que um órgão internacional independente investigue o ataque aéreo que atingiu um hospital afegão, matando 22 pessoas


	Soldado americano no Afeganistão: autoridade disse que o grupo não pode confiar em uma investigação do exército americano sobre a destruição do hospital
 (Lucas Jackson / Reuters)

Soldado americano no Afeganistão: autoridade disse que o grupo não pode confiar em uma investigação do exército americano sobre a destruição do hospital (Lucas Jackson / Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 4 de outubro de 2015 às 13h35.

Cabul - O grupo humanitário Médicos Sem Fronteiras pediu neste domingo que um órgão internacional independente investigue o ataque aéreo que atingiu um hospital afegão, matando 22 pessoas.

Uma autoridade disse que o grupo não pode confiar em uma investigação do exército norte-americano sobre a destruição do hospital durante combates na cidade de Kunduz, ao norte.

"Sobre a clara presunção de que um crime de guerra foi cometido, o MSF demanda que uma completa e transparente investigação sobre o evento seja conduzida por um órgão internacional independente", disse o diretor geral do MSF Christopher Stokes em comunicado.

"Depender apenas de uma investigação interna por uma parte do conflito seria totalmente insuficiente", acrescentou ele no comunicado.

O MSF, que não especificou qual órgão internacional seria aceitável, também elevou o número de mortos de 19 para 22, entre funcionários e pacientes.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaGuerrasMortesAfeganistão

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA