Mundo

MPF-RJ pede pela 2ª vez revisão do projeto de Angra 3

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) de Angra dos Reis (RJ) informou hoje que recomendou pela segunda vez a suspensão das obras da usina de Angra 3, até a realização de estudos de alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos de acidentes severos. Segundo comunicado distribuído nesta tarde pelo MPF, a Comissão Nacional […]

O Ministério Público pede a realização de estudos de alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos de acidentes severos (.)

O Ministério Público pede a realização de estudos de alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos de acidentes severos (.)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h46.

São Paulo - O Ministério Público Federal (MPF) de Angra dos Reis (RJ) informou hoje que recomendou pela segunda vez a suspensão das obras da usina de Angra 3, até a realização de estudos de alternativas para prevenir ou reduzir os efeitos de acidentes severos.

Segundo comunicado distribuído nesta tarde pelo MPF, a Comissão Nacional de Energia Nuclear (CNEN) deveria ter solicitado os estudos antes de conceder as licenças para as obras, segundo normas da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA). CNEN e Eletronuclear têm até o dia 16 para informar se atenderão às recomendações. Caso contrário, diz o comunicado, o MPF pode propor ação civil pública para suspender as obras.

Uma primeira recomendação do MPF foi feita em junho, com respostas enviadas pela CNEN e Eletronuclear no dia 24 daquele mês. Os procuradores, no entanto, consideraram insatisfatórias as respostas e reforçam a "necessidade de revisão do projeto de Angra 3, feito nos 1970, antes do acidente da usina americana Three Mile Island." "O projeto de Angra 3 é anterior a esta mudança de filosofia, ao que tudo indica, não foi revisado de maneira adequada e não trata corretamente de acidentes severos, o que o torna incompatível com a legislação em vigor", afirmam os procuradores Fernando Amorim Lavieri e Daniela Masset Vaz.

Leia mais sobre energia.

Siga as últimas notícias de Meio Ambiente e Energia no Twitter

Acompanhe tudo sobre:cidades-brasileirasEnergiaEnergia nuclearInfraestruturaMetrópoles globaisRio de Janeiro

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'