Mundo

MPF instaura três inquéritos sobre vazamento na Bacia de Campos

Investigações servem para esclarecer causas, condições e consequências do acidente que jogou petróleo no mar

O vazamento de óleo na Bacia de Campos: além da Chevron, Ibama e ANP também serão investigados (Divulgação/Chevron Brasil Petróleo)

O vazamento de óleo na Bacia de Campos: além da Chevron, Ibama e ANP também serão investigados (Divulgação/Chevron Brasil Petróleo)

DR

Da Redação

Publicado em 28 de novembro de 2011 às 17h22.

Rio de Janeiro - Três inquéritos civis públicos foram instaurados hoje (28) pelo Ministério Público Federal em Macaé (MPF) sobre o vazamento de óleo no Campo de Frade, na Bacia de Campos, explorado pela Chevron. O objetivo é investigar as causas, condições e consequências do vazamento, ocorrido no dia 7 de novembro.

De acordo com nota divulgada hoje (28) pelo MPF, o primeiro inquérito avaliará os impactos que o acidente pode causar à atividade pesqueira e à economia dos municípios de Macaé, Carapebus e Rio das Ostras, todos no litoral norte fluminense.

Além disso, dois dos inquéritos visam a avaliar se houve omissão do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), em elaborar os planos regionais e nacional de contingência. A investigação ainda apura se a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) também cometeu falhas de controle das atividades petroleiras no local do vazamento.

O procurador Flávio de Carvalho Reis pediu ainda expedição de ofício à Marinha, requisitando cópia de todos relatórios técnicos relacionados ao acidente e esclarecimentos quanto ao impacto causado à atividade pesqueira na região.

A Chevron informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que ainda não foi notificada dos três procedimentos e que cumpre as normas legislativas dos países onde opera.

Acompanhe tudo sobre:ChevronEmpresasEmpresas americanasEnergiaIndústria do petróleoJustiçaOceanosPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Israel afirma que não busca 'escalada ampla' após ataque a Beirute

Domo de Ferro, Arrow, C-Dome e Patriot: Conheça os sistemas de defesa aérea utilizados por Israel

Smartphones podem explodir em série como os pagers no Líbano?

ONU diz que risco de desintegração do Estado de Direito na Venezuela é muito alto