Mundo

MPF dá cinco dias para Braskem explicar vazamento de cloro

O objetivo é avaliar o risco à população de Maceió e as responsabilidades pelo ocorrido

A direção da empresa terá cinco dias para apresentar sua versão e medidas que tomará em relação às pessoas que foram atingidas  (João Mulsa/Divulgação)

A direção da empresa terá cinco dias para apresentar sua versão e medidas que tomará em relação às pessoas que foram atingidas (João Mulsa/Divulgação)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de maio de 2011 às 12h17.

Brasília – O Ministério Público Federal em Alagoas instaurou hoje (23) procedimento administrativo para apurar o vazamento de cloro registrado na unidade industrial da Braskem em Maceió no último sábado (21). O objetivo é avaliar o risco à população local e as responsabilidades pelo ocorrido. A empresa terá cinco dias para se explicar.

O autor do requerimento, procurador Rodrigo Tenório, já solicitou informações à empresa, ao Hospital Geral do Estado (para onde foram levados feridos e pessoas com sintomas de intoxicação), ao Instituto do Meio Ambiente (IMA) e à Comissão Interna de Prevenção a Acidentes (Cipa) dos funcionários da indústria.

No sábado (21), a empresa detectou vazamento de cloro na fábrica. Ao verificar as causas, cinco funcionários se feriram em decorrência de uma explosão, que ocorreu nesta segunda-feira às 3h50. No momento, a produção havia sido interrompida para uma inspeção no sistema.

De acordo com o Ministério Público, a direção da Braskem terá cinco dias, a partir do recebimento do comunicado oficial, para apresentar sua versão e uma avaliação do risco a que está submetida a população local, além de medidas que a empresa pretende tomar em relação às pessoas que foram atingidas pelo vazamento.

Foi pedido ao IMA o envio de um relatório sobre a inspeção feita no local, narrando o quadro encontrado e o risco atual para a população.

Acompanhe tudo sobre:AlagoasBraskemEmpresasEmpresas abertasEmpresas brasileirasQuímica e petroquímica

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump