Mundo

MPE entra com ação no TSE contra Google por blog pró-Dilma

Brasília - O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou hoje (6) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo punição a José Augusto Aguiar Duarte, responsável pelo blog "osamigosdopresidentelula.blogspot.com", e à Google, que hospeda o site. O blog teria divulgado propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, […]

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h42.

Brasília - O Ministério Público Eleitoral (MPE) entrou hoje (6) com uma ação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pedindo punição a José Augusto Aguiar Duarte, responsável pelo blog "osamigosdopresidentelula.blogspot.com", e à Google, que hospeda o site. O blog teria divulgado propaganda eleitoral antecipada em favor da candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, e feito propaganda negativa do candidato do PSDB, José Serra.

De acordo com o MPE, o site contém um link para a "comunidade oficial dos amigos da presidente Dilma" com o objetivo de divulgar a campanha eleitoral da candidata. Apesar de a lei permitir a propaganda eleitoral a partir de hoje (6), o blog teria violado a Lei Eleitoral antes da data prevista, uma vez que a página existe desde 2006.

O MPE ainda sustenta que o blog tem "evidente conotação eleitoral", com menção expressa às eleições de 2010, pedido de voto e comparação entre os governos, "demonstrando o claro propósito de prejudicar o candidato José Serra e beneficiar a candidata Dilma Rousseff na disputa eleitoral".

O MPE pede que o TSE aplique multa máxima no valor de R$ 25 mil à Duarte e à Google e que o site seja retirado da rede mundial de computadores.

 

Acompanhe tudo sobre:EleiçõesEleições 2010EmpresasEmpresas americanasEmpresas de internetempresas-de-tecnologiaGoogleJustiçaPolítica no BrasilTecnologia da informação

Mais de Mundo

Após impor tarifa de 50%, governo Trump inicia investigação comercial contra o Brasil, diz jornal

Trump confirma avanços em negociações comerciais com União Europeia

EUA impedirá que imigrantes peçam liberdade sob fiança em processo de deportação

Trump diz que vai taxar produtos do Brasil em 50% porque 'eu posso'