Mundo

MP do Amazonas acusa futuro ministro de crime eleitoral

Alfredo Nascimento, indicado por Dilma para comandar os Transportes, é acusado de compra de votos

Alfredo Nascimento perdeu a disputa para o governo do Amazonas (Valter Campanato/ABr/Agência Brasil)

Alfredo Nascimento perdeu a disputa para o governo do Amazonas (Valter Campanato/ABr/Agência Brasil)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de dezembro de 2010 às 17h01.

Brasília – Alfredo Nascimento (PR-AM), futuro ministro dos Transportes, é acusado de crime eleitoral em uma representação ajuizada no Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM). Segundo a Procuradoria Regional Eleitoral do Amazonas (PRE-AM), Nascimento participou da captação ilícita de votos em troca de combustível.

O Ministério Público Eleitoral pede que Nascimento e o vereador Herivânio Seixas sejam declarados inelegíveis por oito anos e a aplicação de multa no valor de R$ 53.205,00.

Segundo o Ministério Público, o ato ilícito ocorreu no município de Humaitá (680 quilômetros de Manaus), e contou com a participação do vereador, que era membro do comitê de campanha de Nascimento para o governo do estado. A representação afirma que no dia 21 de agosto, data em que Nascimento estaria em Humaitá, Seixas distribuiu combustível a eleitores para a realização de uma carreata a favor do candidato.

A Promotoria Eleitoral do Município de Humaitá flagrou o momento de distribuição, determinou a paralisação do abastecimento e decretou a prisão preventiva de Seixas. Ele alegou que estava apenas comprando água no posto, mas depoimentos de testemunhas comprovaram que o vereador estava comandando a distribuição de combustível. Além disso, foi detectada a emissão de dois cheques que somam R$ 3,1 mil reais em nome de uma empresa do vereador para a compra do combustível.

O senador Nascimento foi confirmado ontem como um dos ministros de Dilma Rousseff. Presidente nacional do PR, ele ficou à frente da pasta na maior parte dos dois mandatos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Nestas eleições, perdeu a corrida para o governo do estado para Omar Aziz (PMN).

Acompanhe tudo sobre:AmazonasCorrupçãoEleiçõesEleições 2010EscândalosFraudesGoverno DilmaPolíticaPolítica no Brasil

Mais de Mundo

Israel anuncia que eliminará tarifas sobre produtos importados dos EUA

Senador americano protesta contra política de Trump em discurso que já dura mais de 20 horas

EUA admite 'erro' na expulsão de migrante para El Salvador

Viagem de ônibus mais longa do mundo: conheça o trajeto