Mundo

Movimento propõe combate à fome evitando desperdício

Criado pelo Instituto Alana, o movimento Satisfeito propõe que os restaurantes diminuam as porções de comida de alguns pratos do seu cardápio, sem reduzir o preço


	Prato vazio: organização propôs uma parceria aos restaurantes e clientes para acabar com todo esse desperdício de comida e combater a fome infantil no mundo
 (Naama y.m. / Stock Xchng)

Prato vazio: organização propôs uma parceria aos restaurantes e clientes para acabar com todo esse desperdício de comida e combater a fome infantil no mundo (Naama y.m. / Stock Xchng)

DR

Da Redação

Publicado em 8 de janeiro de 2013 às 18h19.

São Paulo - A maioria de nós, quando pequeno, já ouviu de algum adulto que é feio deixar sobrar comida no prato, porque tem muita criança no mundo passando fome. Mas não faz bem mais sentido colocar menos comida na mesa e, assim, evitar o desperdício, em vez de se obrigar a comer mais do que precisamos para nos sentir saciados? Esta é a reflexão que o movimento Satisfeito*, criado pelo Instituto Alana, faz aos brasileiros.

Alarmada com o dado de que cerca de um terço dos alimentos produzidos para consumo vão parar na lata do lixo, a organização propôs uma parceria aos restaurantes e clientes para acabar com todo esse desperdício de comida e, ao mesmo tempo, combater a fome infantil no mundo.

Funciona assim: os estabelecimentos interessados em participar, elegem alguns pratos de seu cardápio para serem servidos em porções menores, com 2/3 de seu tamanho original, mas pelo mesmo preço. Os clientes que querem aderir à iniciativa, então, optam por esses pratos e o dinheiro que os restaurantes lucram com essa escolha é enviado a organizações que alimentam crianças pelo mundo - como a Seeds of Light e o Centro de Recuperação e Educação Nutricional (Cren).

Os pratos do menu que fazem parte da iniciativa têm um sorriso no cardápio, facilitando a identificação dos clientes. Diversos restaurantes localizados na cidade de São Paulo já aceitaram participar do Satisfeito (confira a lista completa dos estabelecimentos) e a tendência é o número crescer ainda mais. O Instituto Alana pretende, inclusive, expandir a iniciativa para outros Estados do Brasil.

Confira, abaixo, o vídeo do movimento Satisfeito para entender melhor como funciona o projeto.

[vimeo http://www.vimeo.com/49716359 w=590&h=332]

Satisfeito - Apresentação from Maria Farinha Filmes on Vimeo.

Acompanhe tudo sobre:FomeSaúde

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia