Mundo

Movimento 5 Estrelas busca mandato para governar Itália

Partido do ex-comediante Beppe Grillo pediu por um mandato para formar um governo após ter sido o primeiro em número de votos nas últimas eleições


	Beppe Grillo, líder do Movimento Cinco Estrelas: político disse que o partido se recusaria a apoiar um voto de confiança a qualquer governo que não seja liderado por seu partido
 (Filippo Monteforte/AFP)

Beppe Grillo, líder do Movimento Cinco Estrelas: político disse que o partido se recusaria a apoiar um voto de confiança a qualquer governo que não seja liderado por seu partido (Filippo Monteforte/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 21 de março de 2013 às 08h43.

Roma - O partido Movimento 5 Estrelas, do ex-comediante Beppe Grillo, pediu ao presidente Giorgio Napolitano por um mandato para formar um governo italiano, afirmou nesta quinta-feira uma autoridade do partido.

"O Movimento 5 Estrelas foi o primeiro em número de votos e a principal força política nas últimas eleições. Por esta razão, pedimos permissão oficialmente para formar um governo para iniciar nosso programa", afirmou a líder do partido na Câmara, Roberta Lombardi, a jornalistas, após reunião com Napolitano.

O líder do partido no Senado, Vito Crimi, disse que o Movimento tinha proposto uma plataforma de políticas, incluindo um referendo sobre o futuro da Itália no euro, durante a reunião que faz parte de uma série de consultas que o presidente italiano está realizando para viabilizar a formação de um governo, após a inconclusiva eleição do mês passado.

Os dois parlamentares recusaram-se a informar quem seria o candidato do partido para primeiro-ministro.

Também nesta quinta, Grillo disse que o partido se recusaria a apoiar um voto de confiança a qualquer governo que não seja liderado por seu Movimento 5 Estrelas, diminuindo as perspectivas para a formação de um novo governo.

"O 5 Estrelas não vai dar um voto de confiança a um governo político ou pseudotécnico ... O 5 Estrelas, em vez disso, irá votar pelas leis que fazem parte do nosso programa", escreveu o ex-comediante em seu blog, depois do pedido do movimento a Napolitano.

Um voto de confiança da maioria no Parlamento é necessária para formar qualquer governo.

O Movimento 5 Estrelas foi o partido único que recebeu mais votos na eleição, mas ficou atrás das coalizões de centro-esquerda e de centro-direita na votação. Nenhum grupo obteve a maioria necessária no Parlamento para formar um governo.

Acompanhe tudo sobre:PolíticaPaíses ricosEuropaItáliaPiigsEleições

Mais de Mundo

Conversa entre Lula e Trump muda rumo da crise, mas cenário é imprevisível, dizem analistas

Meloni diz não se opor ao reconhecimento do Estado da Palestina, mas com condições

Macron diz que Trump só poderá ganhar Nobel da Paz se 'parar' guerra em Gaza

Trump quer reformular processo de vistos H-1B e atrair profissionais com maiores salários aos EUA