Mundo

Motorista bêbado que elogiou terrorista é condenado à prisão

O homem de 34 anos fez apologia aos atos dos irmãos Kouachi diante da polícia, quando foi detido ao volante em estado de embriaguez


	Forças de segurança no centro de Paris, após atentado ao jornal Charlie Hebdo: fato se produz em uma França ainda consternada pelos atentados da semana passada
 (Philippe Wojazer/Reuters)

Forças de segurança no centro de Paris, após atentado ao jornal Charlie Hebdo: fato se produz em uma França ainda consternada pelos atentados da semana passada (Philippe Wojazer/Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de janeiro de 2015 às 09h01.

Paris - Um homem de 34 anos foi condenado na França a quatro anos de prisão por fazer apologia aos atos terroristas dos irmãos Kouachi diante da polícia, quando foi detido ao volante em estado de embriaguez, informou nesta terça-feira a promotoria de Valenciannes, no norte da França.

"Deveria haver mais gente como os Kouachi. Espero que sejam os próximos (...). São água benta para os terroristas", lançou o motorista bêbado aos policiais que o pararam, em referência aos dois irmãos que atentaram contra a revista satírica "Charlie Hebdo", segundo o relato do promotor.

Os fatos ocorreram no sábado, quando o motorista, reincidente, feriu levemente um pai de família e sua filha de 12 anos, e seguiu conduzindo bêbado.

Julgado em procedimento de urgência, às citadas penas se somam à retirada da carteira de motorista durante dois anos e de outros direitos.

A severa pena se alinha com outra pronunciada ontem pelo Tribunal Correcional de Toulon, também por apologia do terrorismo, contra um jovem de 27 anos que publicou em uma conta do Facebook fotos e frases de apoio aos jihadistas de Paris.

Este jovem foi condenado a um ano de prisão.

Tudo isso se produz em uma França ainda consternada pelos atentados da semana passada nos quais 17 pessoas foram assassinadas e cujos responsáveis políticos avisaram que não deve se confundir a liberdade de expressão, um direito, com o antissemitismo ou a islamofobia, um delito. 

Acompanhe tudo sobre:Ataques terroristasEuropaFrançaJornaisPaíses ricosTerrorismo

Mais de Mundo

Eleição no Uruguai: disputa pela Presidência neste domingo deverá ser decidida voto a voto

Eleições no Uruguai: candidato do atual presidente disputa com escolhido de Mujica

Putin sanciona lei que anula dívidas de quem assinar contrato com o Exército

Eleições no Uruguai: Mujica vira 'principal estrategista' da campanha da esquerda