Mundo

Mossad afirma ter treinado Mandela "sem saber"

Serviço de espionagem internacional de Israel, alega ter fornecido sem saber treinamento paramilitar a Nelson Mandela


	Mandela: segundo uma carta com data de 50 anos atrás, o treinamento paramilitar a Mandela teria ocorrido em meados de 1962, na Etiópia
 (Gianluigi Guercia/AFP)

Mandela: segundo uma carta com data de 50 anos atrás, o treinamento paramilitar a Mandela teria ocorrido em meados de 1962, na Etiópia (Gianluigi Guercia/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 23 de dezembro de 2013 às 19h38.

Jerusalém - O Mossad, serviço de espionagem internacional de Israel, alega ter fornecido sem saber treinamento paramilitar a Nelson Mandela.

Segundo uma carta com data de 50 anos atrás, o treinamento paramilitar a Mandela teria ocorrido em meados de 1962, na Etiópia, sem que os agentes do Mossad se dessem conta no momento de que se tratava do líder da luta contra o apartheid.

A afirmação consta de uma série de documentos secretos recém-revelados pelo governo israelense e segundo os quais o Estado judeu teria simpatizado com a luta contra o apartheid na década de 1960.

A divulgação ocorre poucos dias depois da morte de Mandela e o objetivo aparente é fazer frente às críticas ao fato de Israel ter posteriormente apoiado o regime racista que prevaleceu na África do Sul até a década de 1990.

As relações entre Israel e África do Sul esfriaram depois da queda do apartheid. O atual governo sul-africano apoia a causa palestina e os palestinos frequentemente comparam sua luta por independência à luta dos negros sul-africanos contra a segregação. Fonte: Associated Press.

Acompanhe tudo sobre:EspionagemIsraelNelson MandelaPolíticos

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país