Mundo

Moscou reteve informações 'cruciais' sobre Tsarnaev

Segundo jornal Wall Street Journal, Rússia teria em mãos mensagens trocadas entre mãe do suspeito do atentado na maratona de Boston e um parente russo


	Tamerlan Tsarnaev: mensagens trocadas entre mãe de suspeito e parente falavam em "jihad"
 (Glenn DePriest/AFP)

Tamerlan Tsarnaev: mensagens trocadas entre mãe de suspeito e parente falavam em "jihad" (Glenn DePriest/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de maio de 2013 às 11h32.

Moscou reteve informações cruciais sobre Tamerlan Tsarnaev, um dos suspeitos do atentado de 15 de abril na maratona de Boston, afirmou na sexta-feira o Wall Street Journal, citando funcionários americanos. Estas informações correspondiam a mensagens de texto (SMS) entre a mãe de Tsarnaev e um parente russo, disse o jornal.

De acordo com o Wall Street Journal, Tamerlan Tsarnaev queria se unir a um grupo de ativistas acusado de atentados na região do Cáucaso, mas o conteúdo das mensagens só foi entregue às autoridades americanas uma semana depois do atentado que matou três pessoas e feriu mais de 250.

Um dos funcionários consultados afirmou que ao menos uma das mensagens correspondia a "uma discussão geral sobre a jihad", embora sem mencionar planos terroristas de forma específica.

Vários especialistas afirmaram que os detalhes destas mensagens poderiam ter levado os Estados Unidos a vigiar de maneira mais detalhada as atividades de Tsarnaev.

A polícia matou Tamerlan Tsarnaev, de 26 anos, alguns dias após o atentado, enquanto seu irmão mais novo, também suspeito do ataque, foi capturado após uma perseguição.

A Rússia afirmou que alertou os Estados Unidos sobre Tamerlan Tsarnaev em 2011, mas, segundo o jornal, o FBI solicitou informações adicionais em mais de três ocasiões, em vão.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaBoston (Massachusetts)EuropaRússiaTerrorismo

Mais de Mundo

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô

Disney expande lançamentos de filmes no dinâmico mercado chinês

Polícia faz detonação controlada de pacote suspeito perto da Embaixada dos EUA em Londres

Quem é Pam Bondi indicada por Trump para chefiar Departamento de Justiça após desistência de Gaetz