Mundo

Moscou está considerando proposta da Otan para discussões em 12 de janeiro

Os Estados Unidos e a Ucrânia afirmam que a Rússia pode estar preparando uma invasão à vizinha ex-soviética

O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira que a Rússia quer evitar um conflito, mas precisava de uma resposta “imediata” dos Estados Unidos (Sputnik/Mikhail Metzel/Pool/Reuters)

O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira que a Rússia quer evitar um conflito, mas precisava de uma resposta “imediata” dos Estados Unidos (Sputnik/Mikhail Metzel/Pool/Reuters)

R

Reuters

Publicado em 26 de dezembro de 2021 às 14h22.

Última atualização em 26 de dezembro de 2021 às 14h23.

A Rússia recebeu uma proposta da Otan para começar conversas em 12 de janeiro sobre as preocupações de segurança de Moscou e a está considerando, teria dito o Ministério das Relações Exteriores segundo publicação da agência de notícias TASS neste domingo.

A Rússia, que tem deixado o Ocidente nervoso com um deslocamento de tropas perto da Ucrânia, revelou semana passada uma lista com propostas de segurança que deseja negociar, incluindo uma promessa da Otan de abrir mão de qualquer atividade militar no leste europeu e na Ucrânia.

“Já recebemos essa proposta (da Otan) e a estamos considerando”, teria dito o Ministério das Relações Exteriores, segundo a TASS.

Os Estados Unidos e a Ucrânia afirmam que a Rússia pode estar preparando uma invasão à vizinha ex-soviética. A Rússia nega e diz que é a relação cada vez mais próxima da Ucrânia com a Otan que fez o impasse ficar mais grave. Comparou com a crise dos mísseis cubanos de 1962, quando o mundo ficou à beira da guerra nuclear.

O presidente Vladimir Putin disse na quinta-feira que a Rússia quer evitar um conflito, mas precisava de uma resposta “imediata” dos Estados Unidos e dos seus aliados às suas demandas por garantias. Moscou disse que espera que discussões com autoridades dos EUA sobre o assunto comecem em janeiro em Genebra.

Acompanhe tudo sobre:OtanRússia

Mais de Mundo

Três ministros renunciam ao governo de Netanyahu em protesto a acordo de cessar-fogo em Gaza

Itamaraty alerta para a possibilidade de deportação em massa às vésperas da posse de Trump

Invasão de apoiadores de presidente detido por decretar lei marcial deixa tribunal destruído em Seul

Trump terá desafios para cortar gastos mesmo com maioria no Congresso