Mundo

Mortos no Japão chegam a 23 após nova nevasca

Serviços ferroviários ficaram suspensos em algumas áreas depois da queda de mais de um metro de neve em parte da região central do Japão

Nevasca no Japão: houve precipitação de mais de 1,1 metro de neve na prefeitura (província) de Yamanashi, na região central do Japão, o maior acúmulo em mais de um século de registros (Reuters)

Nevasca no Japão: houve precipitação de mais de 1,1 metro de neve na prefeitura (província) de Yamanashi, na região central do Japão, o maior acúmulo em mais de um século de registros (Reuters)

DR

Da Redação

Publicado em 18 de fevereiro de 2014 às 09h47.

Tóquio - Milhares de pessoas ficaram isoladas na terça-feira no Japão, após a segunda tempestade de neve em uma semana, com o número de mortos chegando a pelo menos 23.

Os serviços ferroviários ficaram suspensos em algumas áreas depois da queda de mais de um metro de neve em parte da região central do Japão, na sexta-feira passada. Pela segunda semana consecutiva, houve acúmulo recorde de neve em Tóquio, o que prejudicou o tráfego aéreo e causou atrasos no trabalho das montadoras de automóveis.

Houve precipitação de mais de 1,1 metro de neve na prefeitura (província) de Yamanashi, na região central do Japão, o maior acúmulo em mais de um século de registros. Houve volumes menos expressivos em uma faixa do leste e nordeste. Em Tóquio, caíram 27 centímetros.

Até terça-feira, pelo menos 23 pessoas haviam morrido, incluindo algumas vitimadas por acidentes de trânsito ou atingidas por telhados que desabaram com a neve. Várias pessoas morreram dentro de veículos retidos na neve, aparentemente envenenadas por monóxido de carbono após deixarem os carros ligados para se aquecerem.

No auge da tempestade, milhares de casas ficaram sem energia, e centenas de voos foram cancelados. Rodovias e trens pararam, e alguns congestionamentos se prolongaram por vários dias.

A Toyota retomou na terça-feira a operação em três fábricas de automóveis na região central do Japão, após suspendê-las na véspera por causa de dificuldades na entrega de peças. A situação em outra fábrica da marca é incerta. Outras montadoras enfrentaram problema semelhantes.

Na vizinha Coreia do Sul, o peso da neve causou o desabamento de um imóvel na estância montanhosa de Gyeongju (sul), matando dez pessoas que participavam de uma festa universitária.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaClimaJapãoMortesNevePaíses ricos

Mais de Mundo

Social-democratas nomeiam Scholz como candidato a chanceler nas eleições antecipadas

Musk critica caças tripulados como o F-35 — e exalta uso de drones para guerras

Líder supremo do Irã pede sentença de morte contra Netanyahu

Hezbollah coloca Tel Aviv entre seus alvos em meio a negociações de cessar-fogo