Mundo

Mortes por covid-19 no México podem ser 60% maiores do que dado oficial

O México é o terceiro país com mais óbitos ligados à doença no mundo

O governo mexicano há muito tempo diz que o número real de mortes por Covid-19 no país é provavelmente significativamente maior do que o número confirmado (Rovena Rosa/Agência Brasil)

O governo mexicano há muito tempo diz que o número real de mortes por Covid-19 no país é provavelmente significativamente maior do que o número confirmado (Rovena Rosa/Agência Brasil)

R

Reuters

Publicado em 28 de março de 2021 às 12h46.

Última atualização em 28 de março de 2021 às 12h49.

O número de vítimas da pandemia do coronavírus no México é provavelmente pelo menos 60% maior do que o número confirmado, ultrapassando 300 mil mortes ao todo, segundo dados do governo.

Os números sobre mortalidade excedente em uma tabela publicada pelo Ministério da Saúde do México mostraram que até o final da sexta semana deste ano, 294.287 mortes "associadas a Covid-19" haviam sido registradas em certidões de óbito no México.

É 61,4% a mais do que o número oficial de 182.301 óbitos por Covid-19 oferecido como comparativo na mesma tabela.

Esse número não coincidiu precisamente com nenhum dia específico dos boletins diários do Ministério da Saúde, mas mais de 25.000 mortes relacionadas a Covid-19 foram relatadas desde meados de fevereiro. Neste sábado, o número de mortes confirmadas do ministério era de 201.429.

O governo mexicano há muito tempo diz que o número real de mortes por Covid-19 no país é provavelmente significativamente maior do que o número confirmado. O México é o terceiro país com mais óbitos ligados à doença no mundo.

O total de mortes excedentes no México durante a pandemia era de 417.002 na sexta semana de 2021, de acordo com os dados.

Acompanhe tudo sobre:Cidade do MéxicoCoronavírusMéxicoPandemiaTodos contra o coronavírus

Mais de Mundo

Yamandú Orsi, da coalizão de esquerda, vence eleições no Uruguai, segundo projeções

Mercosul precisa de "injeção de dinamismo", diz opositor Orsi após votar no Uruguai

Governista Álvaro Delgado diz querer unidade nacional no Uruguai: "Presidente de todos"

Equipe de Trump já quer começar a trabalhar em 'acordo' sobre a Ucrânia