Mundo

Morre pai da o pai da 'Revolução Branca' na Índia

Verghese Kurien era conhecido como o pai da 'Revolução Branca', que transformou a Índia no principal país produtor de leite

Leite derramado (ALFREDO FRANCO)

Leite derramado (ALFREDO FRANCO)

DR

Da Redação

Publicado em 9 de setembro de 2012 às 13h20.

Nova Délhi - O empresário indiano Verghese Kurien, conhecido como o pai da 'Revolução Branca', que transformou a Índia no principal país produtor de leite, morreu neste domingo aos 90 anos de idade, informou a imprensa local.

Kurien, que sofria de problemas renais, faleceu de madrugada em um hospital da cidade de Nadiad, no estado de Gujarat, no leste do país. O empresário é muito popular por ter impulsionado a modernização do modelo cooperativo de desenvolvimento da produção leiteira que deu origem à 'Revolução', nos anos 70.

O empresário liderou esta iniciativa à frente da mais importante cooperativa do país, a Amul, com 2,6 milhões de integrantes, também a maior empresa indiana do setor alimentício, cuja presidência deixou na década passada.

Em nota oficial, o primeiro-ministro da Índia, Manmohan Singh, prestou condolências à família de Kurien e ressaltou que ele 'foi um excelente gestor e inovador, e um ser humano excepcional'.

'Sua contribuição para o bem-estar dos produtores rurais, à produção agrária e ao desenvolvimento do país é incomensurável', disse Singh.

Formado em Física pela Universidade Loyola, na Índia, e mestre em Enganharia Metalúrgica pela Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, Kurien recebeu inúmeros prêmios nacionais e internacionais ao longo de sua carreira, incluindo o Prêmio Mundial da Alimentação. EFE

Acompanhe tudo sobre:AlimentosÁsiaEmpresáriosÍndiaTrigo

Mais de Mundo

Putin propõe marcar conversas de paz diretas com Ucrânia em 15 de maio

Trump pede 20 mil novos policiais para reforço nas deportações de imigrantes

Trump diz que houve 'reset total' e 'grande progresso' em negociação de tarifas com a China

Museu, balé e catedral: saiba qual foi a programação da visita de Janja à Rússia