Mundo

Morre monge budista britânico em ato de imolação na França

O homem, de 38 anos, imolou-se no jardim do mosteiro com gasolina


	Monge budista protesta no monastério de Nalanda contra a violência no Tibet em 2008: ainda não são conhecidos os motivos da ação
 (Pascal Pavani/AFP)

Monge budista protesta no monastério de Nalanda contra a violência no Tibet em 2008: ainda não são conhecidos os motivos da ação (Pascal Pavani/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 16 de novembro de 2012 às 09h53.

Toulouse - Um monge budista britânico de 38 anos morreu ao atear fogo em si mesmo na quinta-feira no mosteiro tibetano de Nalanda, no sudoeste da França, informaram fontes policiais nesta sexta-feira.

O homem, que morava há cinco anos em Nalanda, imolou-se no jardim do mosteiro com gasolina, com a qual pulverizou suas vestes, disseram as fontes.

Ainda não são conhecidos os motivos de sua ação. A polícia tenta descobrir se a vítima estava deprimida ou se quis entrar na onda de suicídios de budistas na China para denunciar o que eles consideram como um crescente domínio dos Han, a etnia majoritária na China, e da repressão de sua religião e cultura .

De acordo com o jornal regional La Dépêche du Midi, que divulgou a informação, o diretor do mosteiro, o venerável Losang Tendar, "não quis comentar o caso".

Acompanhe tudo sobre:Política no BrasilPaíses ricosEuropaFrançaProtestosBudistas

Mais de Mundo

Em seu Dia da Independência, Ucrânia lança ataques com drones contra Rússia

Venezuela liberta um grupo de 13 presos políticos, segundo dirigentes opositores

Primeiro-ministro do Canadá diz que garantia de segurança para a Ucrânia 'não são escolha da Rússia'

Tufão Kajiki ameaça Vietnã e sul da China e força retirada de mais de 600 mil pessoas