Mundo

Morre Juan Ochoa, um dos fundadores do Cartel de Medellín

O mais velho dos irmão do Clã dos Ochoa morreu nesta quinta-feira aos 65 anos de idade vítima de um infarto, informaram seus parentes

Juan David Ochoa e seu irmão Jorge Luis, irmão do traficante  Fabio Ochoa, deixam um tribunal de justiça em Bogotá, em agosto de 2001 (Carlos Villalon/Getty Images)

Juan David Ochoa e seu irmão Jorge Luis, irmão do traficante Fabio Ochoa, deixam um tribunal de justiça em Bogotá, em agosto de 2001 (Carlos Villalon/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 25 de julho de 2013 às 23h01.

Bogotá - Juan David Ochoa Vásquez, o mais velho dos irmãos do Clã dos Ochoa e um dos fundadores do chamado Cartel de Medellín, morreu nesta quinta-feira aos 65 anos de idade vítima de um infarto, informaram seus parentes.

"Conseguimos levá-lo ao hospital, mas não houve nada que pudessem fazer por ele", contou aos jornalistas sua irmã, Marta Nieves Ochoa.

Juan David Ochoa vivia em Medellín, capital da Antioquia, onde se dedicava à criação de cavalos de raça.

Ochoa se entregou à Justiça em 1991 e cumpriu cinco anos de prisão, submetido à legislação do então presidente colombiano César Gaviria (1990-1994), que prometia aos narcotraficantes que se entregassem que não seriam extraditados.

Nos anos 1980, o Clã dos Ochoa, composto pelos irmãos Juan David, Jorge Luis e Fabio, foi considerado pelas autoridades a segunda força do Cartel de Medellín, logo depois de Pablo Escobar, o outro fundador.

Assim como seus irmãos, quando jovem, foi várias vezes aos Estados Unidos para trabalhar e estudar, mas seu nome apareceu em 1977 relacionado à apreensão de 60 quilos de cocaína no país.

Fabio Ochoa, o mais novo do clã, cumpre uma condenação nos EUA, para onde foi extraditado por crimes relacionados ao narcotráfico, enquanto Jorge Luis, o outro irmão, vive em Medellín após cumprir pena pelo mesmo crime.

Acompanhe tudo sobre:MortesCrimeTráfico de drogas

Mais de Mundo

Trump diz que tarifas sobre Brasil foram impostas pelo 'que o governo está fazendo'

Trump diz que EUA irão derrubar aviões militares venezuelanos que ameacem suas tropas

Operação de imigração nos EUA detém 475 pessoas em fábrica da Hyundai na Geórgia

Trump assina ordem executiva para renomear Departamento de Defesa como Departamento da Guerra