Mundo

Morre ex-presidente que proclamou a neutralidade da Costa Rica

Monge começou seu ativismo político em sua juventude e foi o mais novo integrante da assembleia que promulgou a atual Constituição

Luis Alberto Monge: ele era considerado uma pessoa simples, afável e bem humorada (Orlich/Wikimedia Commons)

Luis Alberto Monge: ele era considerado uma pessoa simples, afável e bem humorada (Orlich/Wikimedia Commons)

A

AFP

Publicado em 30 de novembro de 2016 às 14h37.

O ex-presidente da Costa Rica, Luis Alberto Monge (1982-1986), que proclamou a neutralidade de seu país ante conflitos armados, morreu de ataque cardíaco aos 90 anos de idade, informaram familiares nesta quarta-feira.

Monge passou mal terça-feira à noite, sendo levado ao Hospital San Juan de Dios, na capital, onde faleceu, indicaram os parentes do ex-presidente.

A versão foi confirmada pelo Partido da Libertação Nacional (oposição social-democrata), do qual foi membro fundador.

"Hoje o luto atinge toda a família liberacionista. Infelizmente comunicamos a morte do ex-presidente Luis Alberto Monge Alvarez", informou a formação política em sua conta no Twitter.

De baixa estatura, Monge era considerado uma pessoa simples, afável e bem humorada. Nos últimos anos sofreu numerosos problemas de saúde.

Monge começou seu ativismo político em sua juventude e aos 24 anos foi o mais novo integrante da assembleia que promulgou a atual Constituição, de 1949.

Tornou-se presidente em 1982, em um momento de turbulência na América Central por conflitos armados na Nicarágua, El Salvador e Guatemala.

Em meio as guerras na região, Monge emitiu em 1983 a proclamação de "neutralidade perpétua, ativa e sem armas" para manter Costa Rica à margem dos conflitos. Tal anúncio foi elevado ao status de lei em 2014.

Apesar de sua posição, o seu sucessor como presidente, Oscar Arias, revelou que a Costa Rica serviu durante o governo do presidente Monge como base para as guerrilhas apoiadas pelos Estados Unidos contra o governo de esquerda sandinista da Nicarágua.

Acompanhe tudo sobre:Costa RicaGovernoMortes

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'