Mundo

Morre Antonio Carlos Magalhães, aos 79 anos

Senador estava internado em São Paulo desde junho

EXAME.com (EXAME.com)

EXAME.com (EXAME.com)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de outubro de 2010 às 19h24.

O senador Antonio Carlos Magalhães, que completaria 80 anos em 4 de setembro, morreu na manhã desta sexta-feira (20/7), após uma parada cardíaca. Ele estava internado desde junho no Instituto do Coração (InCor) de São Paulo, onde foi internado para tratar de problemas renais e cardíacos.

Nascido em Salvador e formado em medicina pela Universidade Federal da Bahia, ACM, como era conhecido, atuava como senador pelo partido Democratas. Durante sua trajetória política, iniciada já com a presidência do grêmio no curso ginasial e do Diretório Central de Estudantes da faculdade, ACM tornou-se prefeito de Salvador, governador da Bahia, ministro das Comunicações e presidente do Senado.

Foi indicado para a presidência da Eletrobras, em 1975, e para o Conselho de Administração de Itaipu, em 1976. Na Bahia, ajudou a fomentar a industrialização e o turismo, e conseguiu expandir sua influência por todo o estado por meio da eleição de aliados para cargos políticos importantes.

Casado com Arlete Maron de Magalhães, teve quatro filhos: Antonio Carlos Peixoto de Magalhães Júnior, administrador, Teresa Helena Magalhães Mata Pires, assistente social, Luís Eduardo Maron de Magalhães, advogado e político, e Ana Lúcia Maron de Magalhães, advogada. Luís Eduardo e Ana Lúcia Maron, já falecidos. A morte de Luís Eduardo, deputado, por problemas cardíacos em 1998 - aos 43 anos - era uma das maiores tristezas de ACM.

Acompanhe tudo sobre:[]

Mais de Mundo

Tarifas de Trump contra China podem beneficiar Brasil de duas formas, dizem analistas

Trump nomeia Keith Kellogg como encarregado de acabar com guerra na Ucrânia

México adverte para perda de 400 mil empregos nos EUA devido às tarifas de Trump

Israel vai recorrer de ordens de prisão do TPI contra Netanyahu por crimes de guerra em Gaza