Mundo

Morales nomeia Sean Penn embaixador da folha de coca

Ator americano passa a ser embaixador pela descriminalização da mastigação da folha de coca e da exigência boliviana de acesso ao mar

Sean Penn (à esquerda) e o presidente boliviano Evo Morales em La Paz (Aizar Raldes/AFP)

Sean Penn (à esquerda) e o presidente boliviano Evo Morales em La Paz (Aizar Raldes/AFP)

DR

Da Redação

Publicado em 31 de outubro de 2012 às 06h42.

La Paz - O presidente boliviano, Evo Morales, designou o ator e diretor americano Sean Penn embaixador pela descriminalização da mastigação da folha de coca e da exigência boliviana de acesso ao mar, informou nesta terça-feira o ministro da Presidência, Juan Ramón Quintana.

Sean Penn "se une a esta campanha internacional (boliviana) pela descriminalização da folha de coca", anunciou Quintana.

Ganhador de dois Oscar, Sean Penn realiza no momento uma visita à Bolívia, e nesta terça-feira recebeu de Morales "uma explicação sobre o valor do histórico ancestral uso da folha de coca", revelou Quintana.

O uso da folha de coca para fins medicinais e religiosos e sua mastigação fazem parte das tradições milenares ancestrais das culturas indígenas andinas bolivianas.

Penn, que Quintana chamou de "ativista e militante das causas mais nobres", recebeu ainda um pedido para "ser um interlocutor junto aos atores da política internacional sobre o acesso marítimo, para levar nossa reivindicação, nossa proposta de retorno ao mar a distintos cenários".

A Bolívia exige do Chile a revisão dos tratados internacionais após a guerra entre os dois países, no século XIX, que retiraram dos bolivianos o acesso ao mar pela costa do Pacífico.

Acompanhe tudo sobre:América LatinaAtores e atrizesBolíviaCelebridadesDrogasEvo MoralesPolíticos

Mais de Mundo

Trump escolhe bilionário Scott Bessent para secretário do Tesouro

Partiu, Europa: qual é o país mais barato para visitar no continente

Sem escala 6x1: os países onde as pessoas trabalham apenas 4 dias por semana

Juiz adia indefinidamente sentença de Trump por condenação em caso de suborno de ex-atriz pornô