Mundo

Moody's rebaixa nota de 9 bancos portugueses

A agência justificou o rebaixamento por três motivos: posse de dívida soberana lusa, expectativa de fraco crescimento da economia e pressão para a obtenção de liquidez

Além de estarem classificadas como "bônus lixo", as notas das nove entidades afetadas estão agora em perspectiva negativa, o que abre caminho para novos rebaixamentos (Getty Images)

Além de estarem classificadas como "bônus lixo", as notas das nove entidades afetadas estão agora em perspectiva negativa, o que abre caminho para novos rebaixamentos (Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de outubro de 2011 às 08h16.

Lisboa - A agência de classificação de riscos Moody's anunciou nesta sexta-feira o rebaixamento da nota de nove dos principais bancos portugueses devido a três fatores: posse de dívida soberana lusa, expectativa de fraco crescimento da economia e pressão para a obtenção de liquidez.

A Moody's informou em comunicado que com estas medidas conclui a revisão das entidades financeiras lusas iniciada em 15 de julho, quando cortou a nota de Portugal de "Baa1" a "Ba2", um nível já considerado "bônus lixo".

Desta forma, os bancos mais importantes do país - Caixa Geral de Depósitos (CGD), Banco Espírito Santo (BES), Grupo Financeiro Espírito Santo (ESFG), Banco Comercial Português (BCP), Montepio Geral e Banco Português de Investimentos (BIS) - contam agora com um "rating" equivalente a "bônus lixo", com exceção do Banco Santander Totta.

As notas das nove entidades afetadas, além disso, estão agora em perspectiva negativa, o que abre caminho para novos rebaixamentos.

A agência justifica esta decisão pelos "riscos" que o sistema bancário luso corre na hora de implantar os planos estipulados pela União Europeia (UE) e pelo Fundo Monetário Internacional (FMI) junto às autoridades lusas em virtude do resgate financeiro, solicitado por Portugal no mês último mês de abril.

Acompanhe tudo sobre:BancosEuropaPiigsMercado financeiroPortugalFinançasAgências de ratingCrises em empresasMoody'sRating

Mais de Mundo

Trump diz que anulação de tarifas pela Suprema Corte seria catastrófica

Marcas de carro japonesas miram Índia como novo centro de produção

Democratas vencem em Nova York, Nova Jersey e Virgínia e recuperam ímpeto

Vitória de Mamdani em Nova York dá ânimo para esquerda da Europa