Mundo

Moody's rebaixa nota de 5 bancos espanhóis

A nota da dívida a longo prazo e dos depósitos foi rebaixada em um degrau

Santander está entre os cinco bancos. BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca) fazem parte da lista (Antonio Milena/EXAME)

Santander está entre os cinco bancos. BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca) fazem parte da lista (Antonio Milena/EXAME)

DR

Da Redação

Publicado em 19 de outubro de 2011 às 21h39.

Madri - A agência de classificação de risco Moody's rebaixou nesta quarta-feira em um degrau a nota da dívida a longo prazo e dos depósitos de cinco grandes bancos espanhóis, informou a entidade.

A requalificação para baixo, com previsão negativa, afeta os bancos Santander, BBVA, CaixaBank, La Caixa e Confederación Española de Cajas de Ahorros (Ceca), apenas um dia depois de a agência rebaixar a nota da dívida soberana espanhola, do nível Aa2 para A1.

No dia 29 de julho, a Moody's tinha colocado sob revisão a qualificação creditícia dessas cinco entidades, que acabou se materializando nesta quarta-feira.

A Moody's dá a todos esses grandes bancos uma perspectiva negativa como reflexo do panorama negativo vinculado às qualificações da dívida soberana espanhola e das perspectivas de futuro em geral.

Momentos antes, a agência havia rebaixado as notas de nove comunidades espanholas, duas províncias bascas e cinco empresas e instituições públicas da Espanha, devido à vulnerabilidade do país diante das tensões dos mercados e das previsões de moderado crescimento da economia nacional.

Acompanhe tudo sobre:BancosBBVAEmpresasEmpresas abertasEmpresas espanholasEspanhaEuropaMoody'sPiigsSantander

Mais de Mundo

Secretário da Saúde de Trump diz que 20% das demissões feitas por Musk foram erros

Califórnia quer ficar isenta de represália comercial contra os EUA

Juiz ordena que imigrante deportado por engano para prisão em El Salvador retorne aos EUA

Reino Unido corre para fechar um acordo após tarifas de 10% impostas por Trump