Mundo

Moody's: maré negra pode suprimir 100 mil empregos

Até o final do ano a agência de classificação de riesco prevê uma perda de US$1,2 bilhão e desaparecimentode 17 mil empregos

Barcos trabalham na contenção do óleo que vazou após o acidente com plataforma da BP (AFP/Chris Graythen)

Barcos trabalham na contenção do óleo que vazou após o acidente com plataforma da BP (AFP/Chris Graythen)

DR

Da Redação

Publicado em 10 de outubro de 2010 às 03h37.

Nova York - O vazamento de petróleo provocado pelo naufrágio de uma plataforma da petroleira britânica BP nos Estados Unidos poderá suprimir 100.000 empregos na região do Golfo do México, estimou a agência de classificação de risco Moody's.

Até o fim do ano, a mancha de óleo gerará ao menos 1,2 bilhão de dólares em perdas na atividade e o desaparecimento de 17.000 empregos na região do Golfo, avaliou a Moody's, segundo dados preliminares disponíveis.

"No pior dos cenários, no qual a mancha de óleo se prolongaria até dezembro, assim como a moratória ordenada pelo presidente (Barack) Obama para as novas perfurações em águas profundas até o fim do ano, seriam perdidos mais de 7,4 bilhões de dólares em atividade e mais de 100.000 empregos", afirmou a agência.

Dos cinco estados do sul dos Estados Unidos atingidos pelo derramamento - Texas, Louisiana, Alabama, Mississipi e Flórida - Louisiana e Flórida seriam os mais afetados pela forte dependência da pesca e da extração de petróleo, no caso do primeiro, e do turismo no segundo, indicou a Moody's.

Houston (Texas), a capital petroleira americana, sofrerá também os efeitos da moratória prolongada nas perfurações no mar, enquanto que as empresas locais não poderão abastecer as equipes de perfuração com equipes e serviços, completou.

No entanto, "o impacto econômico da mancha de óleo no nível nacional será provavelmente insignificante", afirmou a Moody's, pois a região do Golfo do México não representa mais que 3% do Produto Interno Bruto (PIB) do emprego nos Estados Unidos, e apenas 1% caso se exclua Houston.

Acompanhe tudo sobre:EmpregosEnergiaEstados Unidos (EUA)Moody'sNível de empregoPaíses ricosPetróleoPoluição

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha