Mundo

Monumento Neolítico é encontrado perto de Stonehenge

Trata-se do maior monumento do Período Neolítico no Reino Unido

Stonehenge: arqueólogos descobriram que monumento que fica no sul da Inglaterra já foi circular (Wikimedia Commons)

Stonehenge: arqueólogos descobriram que monumento que fica no sul da Inglaterra já foi circular (Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 7 de setembro de 2015 às 14h16.

Londres – Um grupo de arqueólogos da Universidade de Bradford descobriu pelo menos 90 monólitos enterrados perto do famoso Stonehenge, no sul da Inglaterra, o que que poderia constituir o maior monumento do Período Neolítico no Reino Unido.

Os pesquisadores localizaram as grandes e alinhadas pedras, algumas com até cinco metros, em uma construção cinco vezes maior do que Stonehenge, um dos monumentos pré-históricos mais visitados do mundo, a menos de três quilômetros desta construção.

A estrutura da Idade da Pedra Polida, que estava disposta em forma de 'C' e às margens de um vale, é datada de 4.500 anos e poderia ser utilizada para ritos religiosos.

Para o especialista em ciências arqueológicas e um dos diretores do projeto, Vince Gaffney, trata-se da descoberta um dos maiores monumentos da Europa e que tinha estado muito perto durante anos.

"Acreditamos que era um espaço para rituais de algum tipo", afirmou Gaffney, que disse que o local era montado para "impressionar, impor e transmitir uma ideia de autoridade a vivos e mortos".

Os pedaços, que estavam escondidos, apesar da proximidade com o famoso monumento, foram rastreados com radares de última geração que permitiram criar um mapa subterrâneo da área.

Embora os pesquisadores acreditem que a formação poderia ter sido construída pelas mesmas pessoas que ergueram Stonhenge, não consideram que exista uma relação direta entre ambos. EFE

Acompanhe tudo sobre:EuropaHistóriaInglaterraPaíses ricosReino Unido

Mais de Mundo

Presidente do México diz que “não haverá guerra tarifária” com EUA por causa de Trump

Austrália proíbe acesso de menores de 16 anos às redes sociais

Putin ameaça usar míssil balístico de capacidade nuclear para bombardear Ucrânia

Governo espanhol avisa que aplicará mandado de prisão se Netanyahu visitar o país