Mundo

Primeira eleição do Nepal em 239 ano será em 19 de novembro

A primeira eleição nacional do Nepal desde a abolição dos 239 anos de monarquia será realizada em 19 de novembro


	O Nepal se recupera de uma década de guerra civil encerrada em 2006 e enfrenta dificuldades com uma economia frágil, cortes de energia, divisões étnicas e problemas de segurança 
 (Paula Bronstein/Getty Images)

O Nepal se recupera de uma década de guerra civil encerrada em 2006 e enfrenta dificuldades com uma economia frágil, cortes de energia, divisões étnicas e problemas de segurança  (Paula Bronstein/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 13 de junho de 2013 às 17h45.

Kathmandu - A primeira eleição nacional do Nepal desde a abolição dos 239 anos de monarquia será realizada em 19 de novembro, anunciou o governo nesta quinta-feira, aumentando a esperança de estabilidade na nação himalaia que tem pulado de crise em crise.

O Nepal se recupera de uma década de guerra civil encerrada em 2006 e enfrenta dificuldades com uma economia frágil, cortes de energia, divisões étnicas e uma situação de segurança deteriorada.

Os gigantes regionais China e Índia, que competem para conquistar o Nepal como aliado geopolítico, observarão a votação com grande interesse, já que a instabilidade prolongada na jovem república pode se tornar uma nova dor de cabeça na área de segurança para eles.

"Marcamos a eleição para 19 de novembro", disse o ministro da Justiça, Hari Prasad Neupane, à Reuters após uma reunião de gabinete.

A eleição deve estimular um frágil processo de paz que encerrou um conflito que causou a morte de mais de 16 mil pessoas.

O pleito elegerá uma Assembleia Constituinte de 491 membros, responsável por criar uma nova Constituição para o Nepal, que encerrou séculos de um sistema monárquico Hindu sob o qual os reis, então considerados por muitos como deuses, exerciam poderes quase que absolutos.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaEleiçõesGovernoNepal

Mais de Mundo

Exército de Israel inicia invasão por terra contra Hezbollah no sul do Líbano

Três brasileiros são presos sob suspeita de assassinato de francês em Bruxelas

Tentativa de assassinato de Donald Trump: acusado nega crimes

Le Pen e seu partido vão a julgamento na França sob acusação de desvio fundos da União Europeia