Mundo

Moderno e tradicional, Cazaquistão mostra suas atrações

Cazaquistão, um dos dez países com maior território do mundo, mostra as muitas oportunidades que o país oferece aos visitantes em feira de turismo

Lago no Cazaquistão: "é um país único, com estepes, grandes montanhas e vários tipos de clima", disse embaixador do Cazaquistão na Espanha (Jonas Satkauskas/Wikimedia Commons)

Lago no Cazaquistão: "é um país único, com estepes, grandes montanhas e vários tipos de clima", disse embaixador do Cazaquistão na Espanha (Jonas Satkauskas/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 24 de janeiro de 2014 às 08h22.

Madri - O Cazaquistão, um dos dez países com maior território do mundo, mostra na Feira Internacional de Turismo de Madri (Fitur), inaugurada nesta sexta-feira, as muitas oportunidades que o país oferece aos visitantes.

O embaixador do Cazaquistão na Espanha, Bakhyt Dyussenbayev, e o presidente do Comitê de Turismo local, Marat Igaliyev, foram os responsáveis por apresentar ao público as atrações turísticas de sua terra.

"É um país único, com estepes, grandes montanhas e vários tipos de clima", disse o Igaliyev.

Segundo o presidente do Comitê de Turismo, a antiga capital, Almaty, "tem um dos maiores centros de esqui do planeta e está se adaptando para atender as necessidades mais requintadas dos esquiadores".

Igaliyev destacou também que Astana, capital do Cazaquistão há cinco anos, é uma das "cidades mais modernas da Ásia".

Além disso, acrescentou que no sul do país se encontram "importantes vestígios históricos da cultura oriental".

Astana receberá em 2017 a Exposição Universal, um dos eventos para o qual o Cazaquistão está preparando desde que ganhou o direito de sediar a mostra.


"É a oportunidade que o Cazaquistão tem para mostrar ao mundo o progresso alcançado desde a independência (da antiga União Soviética)", afirmou o presidente do Comitê de Turismo.

Já o embaixador do Cazaquistão na Espanha argumentou que apesar do evento estar programado para Astana, trata-se de uma "oportunidade de desenvolvimento para todo o país, que se beneficiará da mostra Universal".

O diplomata frisou também que a exposição terá grande importância pois dará "oportunidade de conhecer o país para mais de cinco milhões de visitantes", número previsto de público do evento.

O estande do Cazaquistão na feira em Madri reúne entre suas paredes a modernidade e a tradição do país. Uma manada de cavalos em uma pradaria comprova o carinho e a devoção que este povo nômade tem por esse animal, meio de transporte e elementos essencial na gastronomia cazaque.

As montanhas, os cânions e as grandes estepes atraem o visitante por meio de fotografias, que mostram várias formas de se desfrutar da natureza. As trilhas a pé e os caminhos para bicicleta e cavalo são algumas das oportunidades oferecidas ao turista.

O parque nacional de Charyn, reserva da natureza, as grandes dunas em movimento constante pelo vento e a estação de esqui são os grandes atrativos da região da antiga capital, Almaty, enumerou Sagynbay Kulsharipov, membro do Comitê de Turismo do país asiático.

A rota da seda, que percorria mais de 2.500 quilômetros de território cazaque, e os templos de Turquestão, Otrar e Saraychik formam parte do chamado turismo cultural, comentam os integrantes do comitê.

E a caça e a pesca são dois esportes que atraem os turistas de elite, explicou Kulsharipov. 

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCazaquistãoTurismo

Mais de Mundo

'É engraçado que Biden não perdoou a si mesmo', diz Trump

Mais de 300 migrantes são detidos em 1º dia de operações sob mandato de Trump

Migrantes optam por pedir refúgio ao México após medidas drásticas de Trump

Guerra ou acordo comercial? Gestos de Trump indicam espaço para negociar com China, diz especialista