Mundo

Moçambique descriminaliza a homossexualidade

O país africano descriminalizou a homossexualidade com a entrada em vigor de um novo Código Penal que elimina perseguição de pessoas por sua orientação sexual


	Moçambique: Moçambique se transforma assim em um dos primeiros países a descriminalizar a homossexualidade no continente africano
 (JMN/Cover/Getty Images)

Moçambique: Moçambique se transforma assim em um dos primeiros países a descriminalizar a homossexualidade no continente africano (JMN/Cover/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 29 de junho de 2015 às 17h25.

Maputo - Moçambique descriminalizou nesta segunda-feira a homossexualidade com a entrada em vigor de um novo Código Penal que elimina a possibilidade de perseguir pessoas por sua orientação sexual.

O código vigente até agora - redigido em 1886 pelas autoridades coloniais portuguesas - contemplava "medidas de segurança" para os que "se entregassem habitualmente à prática de vícios contra a natureza".

A nova legislação, promovida em dezembro de 2014 pelo presidente em fim de mandato, Armando Guebuza, elimina esta menção, razão pela qual elimina qualquer possibilidade de castigar penalmente a homossexualidade.

Apesar da existência da legislação contra a homossexualidade, não foram registrados casos de sua aplicação desde a independência de Moçambique em 1975 de Portugal.

Moçambique se transforma assim em um dos primeiros países a descriminalizar a homossexualidade no continente africano, onde mais de 30 nações castigam legalmente as relações com pessoas do mesmo sexo.

Alguns líderes africanos, como os de Uganda, Zimbábue e Gâmbia, fizeram declarações em termos muito agressivos contra gays e lésbicas, que sofrem uma dura perseguição social e institucional.

Recentemente, o presidente da Gâmbia, Yahya Jammeh, advertiu em um comício aos homens do país que queiram casar-se com outros homens que, se forem flagrados, terão suas gargantas cortadas.

Acompanhe tudo sobre:ÁfricaCrimeGaysLGBTMoçambiquePreconceitos

Mais de Mundo

Trump avalia adiar proibição do TikTok por 90 dias após assumir presidência dos EUA

Rússia admite ter atingido alvos em Kiev em retaliação aos ataques de Belgorod

Mídia americana se organiza para o retorno 'vingativo' de Trump

'Vários feridos' em acidente com teleférico em estação de esqui na Espanha