Mundo

Misterioso buraco engole lagoa de 20 metros de diâmetro

Uma cratera que cresce sem parar há duas semanas e já tem dimensões de 50 metros de largura e 30 de profundidade engoliu uma lagoa de 20 metros na Bósnia


	Vista geral de Sarajevo, na Bósnia: pequeno lago desapareceu da noite para o dia
 (Wikimedia Commons / Asim Led)

Vista geral de Sarajevo, na Bósnia: pequeno lago desapareceu da noite para o dia (Wikimedia Commons / Asim Led)

DR

Da Redação

Publicado em 27 de novembro de 2013 às 13h11.

Sarajevo - Uma cratera que cresce sem parar há duas semanas e já tem dimensões de 50 metros de largura e 30 de profundidade engoliu uma lagoa de 20 metros de diâmetro em uma cidade do noroeste da Bósnia.

O pequeno lago desapareceu ao longo da noite para o dia em 16 de novembro quando um buraco se abriu e arrastou dois salgueiros de 13 metros de altura e rompeu a principal linha de abastecimento de água da cidade de Sanica, informou o site de notícias locais "cazin.net".

O buraco cresce desde então entre três e quatro metros por dia, enquanto os moradores assustados esperam a chegada de especialistas da Faculdade de Mineração em Tuzla para dar uma explicação sobre o caso.

Alguns especialistas consideram que a depressão cresce devido à atividade das águas subterrâneas e as mudanças tectônicas no subsolo, que causam a abertura de crateras na superfície.

Este é o terceiro buraco de grandes dimensões que surge desde 2008 na cidade, situada em uma região de terreno cárstico e rico em águas.

O diretor do Instituto Federal de Geologia, Hazim Hrvatovic, explicou em entrevista à imprensa do país que o desaparecimento da lagoa não é único, embora não seja algo que acontece com frequência.

"Isso é característico de terrenos formados de caliça e gesso e sabe-se que esta área é assim", disse Hrvatovic.

Enquanto os cientistas debatem sobre a origem da cratera, entre os moradores de Sanica comentam-se histórias diferentes para explicar o surgimento deste "abez", uma velha palavra que em bósnio significa buraco na terra.

Entre as lendas que explicam o buraco, uma delas conta que o homem responsável pela manutenção da lagoa disse pouco antes de morrer, no mês passado, que o lago morreria com ele.

Explicações à parte, a cratera causa sérios problemas aos moradores que vivem nas proximidades, que viram seus porões começarem a inundar e foram invadidos por lama.

Além disso, a queda contínua das paredes do buraco já começou a destruir campos adjacentes.

Devido à chuva e neve que caíram nos últimos dois dias, o nível de água na cratera cresceu cerca de dois metros e na superfície flutuam peixes mortos.

Acompanhe tudo sobre:BósniaChuvasEuropaMeio ambiente

Mais de Mundo

Manifestação reúne milhares em Valencia contra gestão de inundações

Biden receberá Trump na Casa Branca para iniciar transição histórica

Incêndio devastador ameaça mais de 11 mil construções na Califórnia

Justiça dos EUA acusa Irã de conspirar assassinato de Trump; Teerã rebate: 'totalmente infundado'