Mundo

Míssil norte-coreano sobrevoou Mar Amarelo e se desintegrou

Norad indica que seus sistemas "detectaram e acompanharam o lançamento de um míssil norte-coreano Taepodong-2"

Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos consultadas pelo canal CNN garantem que o míssil foi um fracasso para as ambições norte-coreanas (Cancan Chu/Getty Images)

Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos consultadas pelo canal CNN garantem que o míssil foi um fracasso para as ambições norte-coreanas (Cancan Chu/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 12 de abril de 2012 às 23h26.

Washington - O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (Norad, na sigla em inglês) informou nesta quinta-feira que às 19h39 (de Brasília) detectaram o lançamento do míssil norte-coreano e que a primeira parte do projétil caiu no mar e o resto se desintegrou.

Em um relatório ao qual a Agência Efe teve acesso, o Norad indica que seus sistemas "detectaram e acompanharam o lançamento de um míssil norte-coreano Taepodong-2", que viajou desde a costa oeste norte-coreana ao sul e sobrevoou o Mar Amarelo.

"As primeiras indicações são que a primeira parte do míssil caiu no mar 165 quilômetros ao oeste de Seul (Coreia do Sul). As fases restantes avaliamos que falharam e nenhum destroço caiu em terra. Em nenhum momento o míssil ou os restos do mesmo foram uma ameaça", detalha o relatório do Norad.

A Coreia do Norte se referiu a este lançamento como a posta em órbita do satélite de observação Kwangmyongsong-3 com a propulsão do foguete Unha-3, que, no entanto, se baseia no desenho, composição e operabilidade de um míssil Taepodong-2.

Fontes do Departamento de Defesa dos Estados Unidos consultadas pelo canal CNN garantem que o míssil foi um fracasso para as ambições norte-coreanas, já que só voou durante pouco menos de dois minutos, não conseguiu superar a atmosfera e explodiu no ar.

Desde que Pyongyang anunciou o lançamento, as Forças Armadas e a Inteligência americana vigiavam, ajudados por satélites espiões e navios com tecnologia de radares avançada, a rota prevista para o lançamento, assim como a plataforma de lançamento de Tongchang-ri, no oeste norte-coreano.

Acompanhe tudo sobre:ÁsiaCoreia do NorteEstados Unidos (EUA)Países ricos

Mais de Mundo

Ao lado de Macron, Trump diz que guerra na Ucrânia pode terminar 'em questão de semanas'

Trump diz que tarifas planejadas para o México e Canadá 'seguirão em frente' no próximo mês

Papa Francisco tem 'leve melhora' em quadro de saúde, mas estado ainda é crítico

Conheça a guerra que inspirou a série Game Of Thrones