Mundo

Míssil balístico da Coreia do Norte causa alerta de emergência em ilha japonesa

Um oficial militar da Coreia do Sul disse à agência Reuters que o míssil parece uma nova arma exibida em recentes desfiles militares norte-coreanos e que usa combustível sólido

Coreia do Norte: O míssil voou cerca de 1.000 km (620 milhas) e foi considerado uma "grande provocação" pela Coreia do Sul (AFP/AFP)

Coreia do Norte: O míssil voou cerca de 1.000 km (620 milhas) e foi considerado uma "grande provocação" pela Coreia do Sul (AFP/AFP)

André Martins
André Martins

Repórter de Brasil e Economia

Publicado em 13 de abril de 2023 às 06h47.

A Coreia do Norte disparou nesta quinta-feira, 13, um novo modelo de míssil balístico de médio alcance no mar entre o Japão e a Coreia do Sul. A informação foi divulgada pelo governo sul-coreano.

Um oficial militar da Coreia do Sul disse à agência Reuters que o míssil parece uma nova arma exibida em recentes desfiles militares norte-coreanos e que usa combustível sólido. O míssil voou cerca de 1.000 km (620 milhas) e foi considerado uma "grande provocação" pela Coreia do Sul, que reafirmou sua postura de vigilância e coordenação com os Estados Unidos. 

"Até agora avaliamos que eles dispararam um novo tipo de míssil balístico com alcance intermediário ou intercontinental. Ainda estamos analisando detalhes como trajetória, altitude e alcance, com a possibilidade de que carregasse um propelente de combustível sólido", disse o funcionário. 

Após o disparo, o governo do Japão emitiu um alerta de evacuação de emergência e retirou moradores da ilha de Hakkaido, no norte do país. O míssil não atingiria o território, mas segundo o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, em entrevista coletiva, a medida foi apropriada e visou priorizar a segurança dos cidadãos. 

Em outubro passado, o Japão emitiu uma ordem de evacuação semelhante quando um míssil norte-coreano de médio alcance sobrevoou o Japão em um lançamento com potencial de atingir o território americano de Guam no Pacífico. Na época, as autoridades japonesas alertaram os moradores das regiões do nordeste para procurassem abrigo e interromperam viagens de trens, embora nenhum dano tenha sido relatado antes da arma cair no mar.

O episódio de hoje é o mais recente da escalada da tensão entre as coreias. Em 2023, a Coreia do Norte lançou cerca de 30 mísseis em resposta aos exercícios militares sul-coreanos em conjunto com os Estados Unidos, considerado um ensaio de invasão pelo regime de Kim Jong Un.

Acompanhe tudo sobre:Coreia do NorteCoreia do SulJapãoMísseis

Mais de Mundo

Peru decreta emergência em três regiões afetadas por incêndios florestais

Putin reconhece que residentes das regiões fronteiriças estão enfrentando dificuldades

Rival de Maduro na Venezuela diz que assinou documento sob 'coação' e o considera nulo

Príncipe saudita descarta acordo com Israel sem reconhecimento do Estado palestino