Mundo

Ministros se reportam primeiro a Dilma, e depois a Lula

Segundo o Financial Times, a presidente eleita, Dilma Rousseff, já começou a demonstrar como será seu estilo na Presidência da República

Segundo o Financial Times, ministros se dirigem primeiro a Dilma, e depois a Lula (Antônio Cruz/ABr)

Segundo o Financial Times, ministros se dirigem primeiro a Dilma, e depois a Lula (Antônio Cruz/ABr)

Diogo Max

Diogo Max

Publicado em 30 de dezembro de 2010 às 09h10.

São Paulo - O jornal Financial Times, um dos mais importantes no mundo da economia e dos negócios, trouxe nesta quinta-feira uma reportagem sobre a expectativa da posse da presidente eleita, Dilma Rousseff. Segundo a publicação, a primeira governante mulher do Brasil já começou a demonstrar como será seu estilo na Presidência da República.

De acordo com uma fonte entrevistada pelo jornal britânico, Dilma Rousseff já está dando ordens no governo.  “Ela [Dilma Rousseff] já está impondo sua vontade, colocando os ministros para se reportarem a ela, antes de se reportarem a Lula”, disse a fonte ao correspondente Jonathan Wheatley.

A reportagem do Financial Times lembra que boa parte dos próximos ministros estão ou já atuaram no governo Lula, sugerindo que a “continuidade será uma prioridade”.

Ortodoxismo

Sobre a política econômica do novo governo, o Financial Times afirma que os analistas acreditam num ortodixismo.

Primeiro pela mudança de tom do ministro da Fazenda, Guido Mantega, considerado um “desenvolvimentista” e mais inclinado a deixar a inflação crescer em detrimento de um crescimento econômico mais rápido.

Segundo devido ao retorno de Antonio Palocci, ex-ministro da Fazenda e futuro chefe da Casa Civil do governo Dilma. “Sua volta é agora vista por alguns como um sinal de um novo compromisso com o ortodoxismo”, diz a reportagem.

Durante sua permanência no governo Lula, Palocci adotou os pilares do governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso: austeridade fiscal, metas de inflação e uma taxa de câmbio flutuante.  
 

Acompanhe tudo sobre:Dilma RousseffGoverno DilmaLuiz Inácio Lula da SilvaPersonalidadesPolíticaPolítica no BrasilPolíticosPolíticos brasileirosPT – Partido dos Trabalhadores

Mais de Mundo

Brasil está confiante de que Trump respeitará acordos firmados na cúpula do G20

Controle do Congresso dos EUA continua no ar três dias depois das eleições

China reforça internacionalização de eletrodomésticos para crescimento global do setor

Xiaomi SU7 atinge recorde de vendas em outubro e lidera mercado de carros elétricos