Mundo

Ministros recebem rascunho do Pacote de Bali, em conferência

De acordo com OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual


	Agricultura: questão dos subsídios à agricultura na Índia que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada
 (Scott Olson/Getty Images)

Agricultura: questão dos subsídios à agricultura na Índia que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada (Scott Olson/Getty Images)

DR

Da Redação

Publicado em 6 de dezembro de 2013 às 14h18.

Brasília – Os ministros dos países-membros da Organização Mundial do Comércio (OMC), reunidos nesta semana em Bali, na Indonésia, para a 9ª Conferência Ministerial da organização, receberam hoje (6) os rascunhos revisados do acordo final do encontro.

No texto, estão as alterações do Pacote de Bali - conjunto de medidas comerciais negociadas de forma atrelada.

De acordo com informações da OMC, o pacote foi renegociado nos últimos dias, depois que reuniões preparatórias, em Genebra, na Suíça não resultaram em um texto consensual.

A questão dos subsídios à agricultura na Índia, que foi um dos maiores impasses da conferência, parece ter sido solucionada.

Segundo o rascunho do acordo sobre agricultura, os programas de segurança alimentar de países em desenvolvimento e de menor desenvolvimento relativo não serão questionados pela OMC, mesmo que envolvam a concessão de estímulo à produção agrícola.

O assunto será revisado dentro de quatro anos.

Apesar dessa solução, o rascunho não é a versão definitiva e ainda pode ser modificado.

O ministro das Relações Exteriores do Brasil, Luiz Alberto Figueiredo, que participa da conferência, se reuniu na manhã de hoje com chefes de delegações e com o diretor-geral da OMC, o diplomata brasileiro Luiz Alberto Figueiredo.

Acompanhe tudo sobre:AgriculturaTrigoÁsiaIndonésiaÍndiaOMC – Organização Mundial do Comércio

Mais de Mundo

China diz ter alcançado "acordo preliminar" com EUA após negociações comerciais

Suspeitos de roubo de joias do Louvre são presos na França

Após encontro com Lula, Trump quer visitar o Brasil, diz Mauro Vieira

Lula diz que teve 'ótima reunião' com Trump e que tarifas serão negociadas