Zapatero destacou na conferência os "laços afetivos" entre Europa e ibero-americanos (Eduardo Parra/Getty Images)
Da Redação
Publicado em 18 de janeiro de 2011 às 07h45.
Madri - Os ministros e empresários de Turismo da região ibero-americana, junto de operadores espanhóis, analisam nesta terça-feira em Madri as perspectivas do setor para impulsionar a comercialização dos destinos da região no mercado espanhol.
Ao menos 13 países participam nesta terça-feira na 14ª Conferência Ibero-Americana de Ministros e Empresários do Turismo (Cimet), realizada na Feira de Madri às vésperas da Feira Internacional de Turismo (FITUR), que abre as portas de quarta até domingo.
Nesta nova edição, Cimet pretende impulsionar a comercialização dos destinos turísticos ibero-americanos no mercado emissor espanhol "diante da atual detenção brusca do investimento hoteleiro na região ibero-americana e no Caribe, provocado pela crise econômica", afirmam fontes da Conferência de Turismo.
Participam ministros e empresários de países como Espanha, Chile, Colômbia, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Porto Rico e Venezuela.
Após a exposição dos planos e incentivos oferecidos pelo investimento na região ibero-americana, por parte de cada ministro de Turismo, ocorrerá em um debate aberto no qual responderão as questões-chave sobre essa comercialização da região.
O diretor do Conselho Assessor do Cimet e do Grupo Nexo, Claudio Meffert, foi o encarregado de ler as palavras do chefe do Executivo espanhol, José Luis Rodríguez Zapatero.
Zapatero destacou os "laços afetivos" entre a Europa e a região ibero-americana e apostou por fazer disso um "ativo de progresso" com o setor turístico à frente.
Zapatero considerou a Cimet como uma "excelente oportunidade de trocar experiências".
Sob a Presidência de honra do rei Juan Carlos, a Cimet entregará nesta terça-feira a Insígnia de Ouro e Brilhantes ao presidente do Grupo Piñero, Pablo Piñero, como Prócer do Turismo Espanhol na região ibero-americana.
Cimet é uma Conferência organizada pelo Grupo Nexo, em colaboração com a Confederação Espanhola de Organizações Empresariais (CEOE) e a Fitur, com o objetivo de apoiar o setor turístico espanhol na internacionalização das empresas nos destinos turísticos de região ibero-americana e no Caribe.