Mundo

Ministro quer criar programa contra desastres naturais

Mais de 60% dos desastres naturais do País são enchentes e desmoronamentos de encostas, segundo o ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante

Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia:  programa contra desastres (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

Aloizio Mercadante, ministro de Ciência e Tecnologia: programa contra desastres (Wikimedia Commons/Wikimedia Commons)

DR

Da Redação

Publicado em 11 de janeiro de 2011 às 08h16.

São Paulo - O ministro de Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, quer desenvolver no ministério um “grande programa de previsão de catástrofes naturais”.

Segundo ele, mais de 60% dos desastres naturais do País hoje são enchentes e desmoronamentos de encostas. “Nós estimamos aproximadamente 500 áreas de risco e mais ou menos 5 milhões de pessoas expostas”, afirmou Mercadante ontem. Ele visitava o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), em São José dos Campos (SP).

O ministro avalia que a aquisição de um supercomputador para o Inpe, que já está em funcionamento, será fundamental para o programa. “O georreferenciamento de áreas de risco e uma previsão meteorológica que tenha maior capacidade de se antecipar aos fenômenos vai permitir que a gente tenha, com a Defesa Civil e com o apoio das Forças Armadas, condições de prevenir desastres naturais.”

Ele lembrou das enchentes que atingiram duramente Santa Catarina e o Rio de Janeiro no ano passado e que atingem Minas Gerais neste ano. “Precisamos nos preparar para esse cenário”, afirma. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

Acompanhe tudo sobre:Desastres naturaisGoverno DilmaMeio ambientePolítica

Mais de Mundo

Trump nomeia apresentador da Fox News como secretário de defesa

Milei conversa com Trump pela 1ª vez após eleição nos EUA

Juiz de Nova York adia em 1 semana decisão sobre anulação da condenação de Trump

Parlamento russo aprova lei que proíbe 'propaganda' de estilo de vida sem filhos